15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Sisfron depende de verba para operar 100% na fiscalização de fronteiras

- Publicidade -

Crise instalada no país é o principal entrave à conclusão do projeto-piloto de monitoramento de fronteira no Estado, que era aguardado para este ano

Por: Flávio Verão – 25/08/2016 06h48

A definição sobre a aplicação de recursos financeiros do governo federal em 2017 é que vai assegurar se a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron) será realmente concluída em Mato Grosso do Sul, no ano que vem.

No estado está sendo implantado a primeira etapa do projeto que contemplará o monitoramento de aproximadamente 650 quilômetros de fronteira terrestre na faixa que acompanha a divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia.

Até agora 70% das instalações da primeira fase estão concluídas e a crise instalada no país tem sido o principal entrave para a conclusão do projeto piloto, que era aguardado para este ano. “Vai depender do orçamento do ano que vem e estamos na expectativa de terminar esta etapa entre 2017 e no máximo 2018”, estima o general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Após formatura do Dia do Soldado, ontem de manhã, na Brigada Guaicurus, ele disse à reportagem que, embora com atraso, o projeto está em andamento, com tecnologia de ponta como sistemas de vigilância a exemplo de radares, softwares, sensores, comandos de controle fixos e móveis já instalados na 4ª Brigada, sede do projeto piloto. “Estamos desenvolvendo o chamado sistema de inteligência para obter informações genéricas sobre tudo o que se passa em nossa fronteira”, disse o comandante, alegando não poder dar mais detalhes sobre o trabalho.

No entanto, ele afirmou que a atual estrutura vem apresentando bons resultados dentro das ações operacionais desenvolvidas desde 2014, quando o Sisfron foi lançado, e nas próximas semanas será implementado o sistema infovia (linha digital para redes eletrônicas), que é uma via de comunicação.

O objetivo do Sisfron é a proteção de toda a fronteira terrestre brasileira, de sul a norte, ou seja, 17 mil quilômetros de extensão. A expectativa era de concluir todas as etapas do sistema até 2021, porém o governo federal não fala mais em prazo. O Sisfron foi implantado para colaborar com a redução da criminalidade nas áreas limítrofes com outros países, por meio da parceria entre o Exército e as diversas agências envolvidas com a segurança pública.

Dia do Soldado

Ontem pela manhã a Brigada Guaicurus realizou formatura em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado hoje. A data é uma homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, Patrono do Exército. Em Dourados, 185 recrutas que entraram para a 4ª Brigada no início deste foram formados, conquistando a patente de “soldado”.

Eles permanecem no Exército por mais alguns meses quando ocorre a baixa militar. Mas alguns deles podem seguir carreira por um período de mais 7 anos. Tudo vai depender do desempenho durante o período de soldado bem como da disponibilidade de vagas para serem promovidos a graduação de cabos ou sargentos temporári

Sisfron depende de verba para operar 100% na fiscalização de fronteiras

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights