32.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Trote como crime marca recepção aos calouros da UFGD

- Publicidade -

21/03/2018 17h45 – Por: Da redação

A recepção aos calouros da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), nesta terça-feira (21) foi marcada com a temática trote. A polícia investiga um caso de suposto estupro ocorrido na segunda contra uma recém ingressa de 17 anos após participar de trote.

Todos os representantes da UFGD que usaram o palco do Auditório Central da Unidade 2, momento em que a Instituição recebeu oficialmente mais de mil novos estudantes, abordaram o trote como crime, mesmo aquele que acontece fora do campus.

Na sua fala, o vice-reitor, Márcio Eduardo de Barros, enfatizou que esse é um momento festivo reforçando que não é não. “Preservem a entrada de vocês. Nenhum estudante que chega na universidade é diferente, inferior ou deve aceitar brincadeira caso não queira participar dela”, destacou.

O vice-reitor também disse que o estudante passará por várias fases dentro da universidade, aproveitando para divulgar o Serviço de Atendimento Psicológico da UFGD e a Unidade de Suporte à Urgência (USU). “E que aqui vocês consigam realizar os seus sonhos a partir da qualificação. Vivam intensamente a universidade, pois esse é um momento único na vida de cada um”, encerrou.

A Ouvidora da UFGD, Ariane Rigotti, lembrou que as portas da Ouvidoria estão abertas para o recebimento de denúncias que podem ser feitas por e-mail, telefone ou pessoalmente. Também presente no evento, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), professora Eugênia Portela, destacou a inserção de pretos e pardos na graduação e pós-graduação, reforçando o respeito e a interculturalidade como fundamentais dentro da universidade. “Já que o trote atinge a parte mais vulnerável da instituição, reforçando preconceitos e esteriótipos”.

PRÓ-REITORIAS

O Pró-reitor de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis, professor Pablo Lollo, destacou que essa é mais uma fase vencida na vida de cada um, ainda mais por terem ingressado em uma universidade pública e de excelência. Pablo enfatizou que a instituição oferece uma formação global e que somente assistir aulas é pouco pelo universo de oportunidades que a UFGD oferece.

O pró-reitor comentou, ainda, sobre as atividades esportivas disponíveis e da variedade de bolsas de assistência e programas que ajudam o estudante a se manter na universidade, lembrando que o primeiro passo para os benefícios é o cadastramento na Avaliação Socioeconômica. Além disso, o pró-reitor foi enfático ao trote, que por lei é proibido e considerado crime: “Vocês não precisam fazer nada que não queiram. Avisem a UFGD e a polícia através do 190”.

As atividades de extensão e cultura da UFGD foram apresentadas pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Juliana Mauad, e pela Coordenadora de Extensão, Mara Mussury. “Vocês sairão tecnicamente melhores do que entraram, mas é importante que saiam melhores também como pessoas, como cidadãos de bem contribuindo com nossa sociedade que vem passando por momentos difíceis. Aproveitem a universidade com respeito”, disse.

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, Kely de Picoli, enfatizou a importância de se fazer pesquisa desde a graduação apontando que isso forlalece e faz diferença na formação. Kely destacou que a UFGD faz pesquisa em todas as áreas e que a Iniciação Científica é a forma como o estudante pode ingressar nessa atividade. “Planejamento e vencer desafios são escolhas para uma vida na graduação”.

A Recepção também contou com a fala da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Paula Padovese, lembrando que o setor acompanha o acadêmico desde a entrada até a sua formação, na emissão do diploma, e ainda destacou a felicidade de ver uma UFGD mais diversa, maior e que cada vez mais tem beneficiado a população brasileira.

PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL

Durante o evento, subiu ao palco a nova coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFGD), que apresentou aos novos estudantes o funcionamento da entidade e também se colocou à disposição dos calouros para o recebimento de denúncias contra o trote dentro e fora da universidade.

Também falou na Recepção o diretor de comunicação da Federação das Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (FEJEMS), Bruno dos Santos Dias, destacando o trabalho desenvolvido por estudantes do Brasil em torno do empreendedorismo. Bruno lembrou que só na UFGD, 10 empresas já estão criadas e que vêm fomentando o trabalho pelo Estado. “A participação dos estudantes nas EJ´s oportuniza um país mais ético, mais educador, mais colaborativo e competitivo. E essa cultura empreededora já existe na UFGD”.

Recepção para calouros da UFGD

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights