22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

UEMS organiza festival “ciência no boteco”

- Publicidade -

UEMS organiza festival internacional “ciência no boteco” em Dourados

Por:UEMS – 03/05/2016 16h44

Cientistas e Pesquisadores vão invadir restaurantes, cafés e bares de Dourados e de outras seis cidades brasileiras nos dias 23, 24 e 25 de maio. Serão três noites dedicadas a brindar a ciência durante o festival internacional de divulgação científica, o “Pint of Science”. O evento também ocorre, simultaneamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

A coordenadora do evento em Dourados é a professora Isis Faria, do curso de Engenharia Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O objetivo é levar à população as questões que têm desafiado os cientistas, possibilitar que as pessoas esclareçam suas dúvidas diretamente com quem faz ciência, além de mostrar que a jornada do pesquisador é repleta de encantos e desencantos, assim como a trajetória humana.

A iniciativa segue o modelo dos grandes festivais de música, em que os artistas se apresentam, simultaneamente, em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os cientistas, os pesquisadores e demais convidados para conversar com o público nos restaurantes, cafés e bares que vão receber o Pint of Science. Em vez da música, a sinfonia que será ouvida nesses palcos está ligada a átomos, genes, vírus, cérebro, sociedade, tecnologia, sustentabilidade, planetas, galáxias e muito mais. O público presenciará uma verdadeira orquestra de temas, discutidos por um coral de vozes.

O Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em outros 11 países. Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br. No Brasil, o evento será gratuito e as pessoas pagarão somente o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos.

Programação

Em Dourados, as atividades ocorrerão em dois bares, na JK Espetaria e no Barão. Confira os temas que serão debatidos durante o Pint of Science:

JK Espetaria – 19h30 às 21h

Av. Weimar Gonçalves Torres, 1200, Jardim Tropical

Segunda-feira 23/05

FabLab: gerando inovadores

Tecnologia e inovação x ética

Terça-feira – 24/05

Do mito ao Hubble

Microbioma humano

Quarta-feira (25/05)

Internet das coisas

Baja Guaicarus

Barão – 19h30 às 21h

General Osório 2415 – Vila Rui Barbosa

Segunda-feira 23/05

Agrometereologia

Brasil Food Trends 2020

Terça-feira – 24/05

Luz Solar como fonte de energia elétrica: por que não usá-la

Insetos como peritos forenses da natureza

Quarta-feira (25/05)

Fitoterápicos: da planta ao medicamento

Tecnologia e produção de cervejas artesanais

Da Inglaterra para o mundo – A primeira edição do Pint of Science ocorreu na Inglaterra, em maio de 2013. A ideia surgiu um ano antes, quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor um evento em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science.

A iniciativa rapidamente foi se espalhando para outros países e, no ano passado, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Carlos. Em 2016, voluntários das sete cidades brasileiras que abrigarão o festival abraçaram a ideia. Em âmbito nacional, a Elsevier e o Rio Quente Resorts estão apoiando o Pint of Science.

Os outros 11 países que vão participar da iniciativa nos dias 23, 24 e 25 de maio são: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália. Nas três noites do festival, uma rede global com mais de 100 cidades será construída especialmente para brindar a ciência.

UEMS organiza festival “ciência no boteco”

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-