26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vacinação contra H1N1 está suspensa temporariamente

- Publicidade -

Vacinação contra H1N1 está suspensa temporariamente

Por: Da redação – 02/05/2016 16h07

O Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Influenza em Dourados ocorreu com tranquilidade e grande procura por parte da população no sábado (30). A demanda foi acima do esperado e as doses, que o Ministério da Saúde não mandou em quantidade suficiente, acabaram. Com isso, a aplicação está temporariamente suspensa na cidade.

O Ministério da Saúde enviou aos Estados só 40% da quantidade prevista para atender a todo o público alvo da campanha. Isso provocou o esgotamento das doses no Dia “D”, não só em Dourados, mas em todo o Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Programas de Imunização, esclarece que o papel do município dentro da Campanha é receber as doses, organizar a distribuição nas unidades básicas de saúde da família e aplicar na população. Isso é feito com sucesso.

A aquisição da vacina para fornecimento à população é de inteira responsabilidade do Governo Federal, que envia aos Estados para posterior entrega aos municípios para que apliquem. Ainda assim, a prefeitura vem buscando junto ao Governo do Estado e Ministério da Saúde, solicitar o reabastecimento dos estoques o mais rápido possível para melhor atender aos douradenses.

A previsão atual é de que a partir de quarta-feira (04) uma quantidade mínima de doses chegue ao município e será distribuída entre as unidades pela prefeitura. No entanto, ainda não será suficiente para atingir a todo o público alvo. A expectativa é de que os estoques estejam totalmente abastecidos a partir da próxima semana.

O público-alvo da campanha é composto por um total de 66 mil pessoas. Devem tomar as doses crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos de idade, gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas a partir de seis meses de idade; idosos (acima de 60 anos de idade); profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Movimento foi grande nas unidades de saúde durante o Dia “D” no sábadoFoto: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-