16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Vídeos da UFGD/UEMS ajudam polícia investigar estupro

- Publicidade -

Segundo a nota, o caso está sendo investigado pelas autoridades competentes com todo o suporte possível que cabe às universidades, tais como cedência de cópia das gravações do sistema de filmagens e apoio irrestrito ao trabalho da perícia

Por: Maria Lucia Tolouei – 05/04/2016 10h01

As assessorias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) remeteram nota oficial ao jornal Douradosagora sobre o caso da aluna estuprada na cidade universitária.

Segundo a nota, o caso está sendo investigado pelas autoridades competentes com todo o suporte possível que cabe às universidades, tais como cedência de cópia das gravações do sistema de filmagens e apoio irrestrito ao trabalho da perícia.

Segundo noticiado, mais cedo, pelo Douradosagora a acadêmica foi atacada no campus universitário de Dourados, onde funcionam a UFGD e UEMS. A denúncia chegou ao DouradosAgora através de pais de alunos e em nota assinada pelo Corpo Acadêmico composto por integrantes de ambas universidades. Segundo eles, a violência sexual aconteceu, ontem pela manhã, atrás da biblioteca.

O Corpo Acadêmico se junta numa manifestação em frente a biblioteca, contra a falta de segurança no local frequentado por milhares de estudantes de toda região. Durante o ato público, serão entregues cartas exigindo posicionamento e esclarecimento dos fatos por parte de ambas Universidades.

Os estudantes pedem inclusão de trabalhadores terceirizados em capacitação para o trabalho no meio universitário. A entidade defende liberdade de expressão, de ir e vir, e respeito à cultura local.

Também reivindica apoio psicológico para vítimas, em caso de possíveis ocorrências no Campus já que o local está implantado em área de grande porte e, especialmente à noite, o riscos aumentam.

Uma mãe de aluno, que ligou ao DouradosAgora e pediu atenção ao caso porque as famílias estão sobressaltadas, disse que antigamente no campus havia homens motorizados para fazer segurança e cobra providências para que se evite futuras ocorrências a exemplo do que já aconteceu, em diferentes oportunidades, em outros campi ao redor do país, inclusive em Campo Grande (UFMS).

Confira abaixo, nota das reitorias

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) lamentam e repudiam veementemente fato ocorrido na manhã da última segunda-feira (4) contra a integridade física de uma estudante da cidade universitária.

O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes com todo o suporte possível que cabe às universidades, tais como cedência de cópia das gravações do sistema de filmagens e apoio irrestrito ao trabalho da perícia.

UEMS e UFGD não medirão esforços para que o caso seja elucidado, resguardando a integridade da vítima e agindo com firmeza na promoção de uma investigação rigorosa e precisa.

Ações

Quanto ao atendimento à vítima, as universidades disponibilizaram toda estrutura de acompanhamento psicológico, assistência social, jurídica e de saúde, através do Hospital Universitário.

Já em relação à segurança da Cidade Universitária já está em execução um plano de reestruturação da iluminação, com substituição de todas as lâmpadas, rebaixamento das luminárias e implementação de um plano diretor que prevê reforço na limpeza, manutenção, integração dos espaços e um cuidadoso planejamento de segurança.

As gestões de ambas as universidades também se comprometem acionar seus núcleos representativos na discussão e atitudes no combate à violência contra as mulheres e todo tipo de violência.

Estudantes em protesto no campusfoto - Flávio Verão/Douradosagora

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights