19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Viveiro produz mudas ornamentais para população

- Publicidade -

Viveiro produz mudas frutíferas, nativas e ornamentais

11/07/2017 14h45 – Por: Da redação

A Prefeitura de Dourados reestrutura o viveiro municipal com foco em “florir” a cidade posteriormente e fornecer mudas à população. Mudas frutíferas, nativas e ornamentais foram plantadas e tem recebido os cuidados para o crescimento saudável.

Muitas espécies frutíferas e nativas estão em fase de ‘transplantio’ para em breve estarem disponíveis para doação. Entre essas, ingá, paineiras, pitanga, jabuticaba, angico, entre outras. O Imam (Instituto do Meio Ambiente) já tem disponibilizado estas para a comunidade e também tem atendido pedido de instituições públicas e privadas.

Conforme Luciano Correia, diretor do Departamento de Mudas, no primeiro semestre o Imam já disponibilizou quase 3 mil mudas à população. Foram 2.026 nativas e 861 frutíferas.
Quanto às mudas de espécies ornamentais, a gestão adquiriu recentemente 600 mudas de flores, com espécies como lírio dos ventos, ixoria, cambará, barba de serpente, lantana, entre outras. Estas serão posteriormente replantadas em vários pontos da cidade.

ECICLAGEM

Outro investimento da gestão no local foi a implantação de uma estufa com capacidade para 22 mil mudas.
Um trabalho de “reciclagem” de mudas tem sido realizado pela Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e o curso de Agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Podas periódicas estão sendo realizadas em praças e parques, além do espaço urbano em geral e o material colhido nestas ações é levado para o viveiro e reaproveitado para a confecção de novas mudas.
A paisagista Jéssica Nedeff, do Departamento de Urbanismo e Paisagismo explica que com a iniciativa “se reutiliza plantas que seriam descartadas, além de se reduzir custos com aquisição de mudas”.
O trabalho de “reciclagem” foi iniciado em maio e a previsão do plantio das mudas colhidas na cidade é para o começo da primavera.

Com o trabalha de reestruturação do viveiro, a gestão pretende contar com 50 mil mudas prontas para o replantio para o próximo ano.

Flores ornamentais serão transferidas para canteiros centrais em DouradosFoto: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights