15.5 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Demanda doméstica da aviação cai mais de 5% em fevereiro

- Publicidade -

Agência CNT de Notícias 24/03/2017 15h20

A aviação civil brasileira já amarga 19 meses de queda na demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) no mercado doméstico. A nova redução, em fevereiro de 2017, foi de 5,3%, na comparação com o mesmo mês de 2016.

O índice acelerou em relação a janeiro de 2017, quando a redução foi de 1,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na terça-feira (21), mês passado foram transportados 6,6 milhões de passageiros pagos em voos dentro do Brasil, 6,9% menos que em fevereiro de 2016.

Já a oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK), que reduz há 18 meses, retraiu 6,2% na mesma comparação.

Gol e Latam permanecem na liderança no mercado doméstico, com participações de mercado da ordem de 35,6% e 32,3%, respectivamente.

A Azul teve mais um mês de crescimento em sua participação, alcançando 18,2% no mês, assim como a Avianca, com 13,3%.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em fevereiro de 2017 foi de 79,1%, o que representou alta de 1% frente ao mesmo mês do ano anterior e a quarta variação positiva consecutiva do indicador.

No mês, foram transportadas 30.644 toneladas de carga paga e correio, o que representou uma diminuição de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mercado internacional cresce

O mercado internacional, por outro lado, tem gerado resultados positivos para as companhias que operam voos com destino ou origem fora do Brasil.

Em fevereiro, a demanda aumentou 6,5%, enquanto a oferta cresceu 0,9%. No mês, foram transportados 662 mil passageiros pagos em voos internacionais por essas empresas. Os três indicadores alcançaram nível recorde para o mês na série histórica iniciada em 2000.

A taxa de aproveitamento das aeronaves das empresas brasileiras no mercado internacional no mês foi de 84,9%, o que representou um aumento de 5,6% em relação a fevereiro de 2016. O indicador está em alta há 9 meses.

No mês, foram transportadas 16,3 mil toneladas de carga paga e correio, o que representou aumento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Revista CNT Transporte Atual detalha impactos da retração no setor aéreo

A Revista CNT Transporte Atual de fevereiro de 2017 traz uma reportagem que detalha os impactos da queda na demanda para o setor aéreo e as medidas adotadas pelas empresas para driblar as dificuldades geradas com a retração.

Segundo a reportagem, o consultor técnico da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Maurício Emboaba, avalia que a redução no transporte de passageiros e de cargas reflete o atual momento econômico do país.

“O Brasil passa por uma grave crise, com incertezas sobre questões políticas e econômicas. Isso gera ressalvas sobre quando acontecerá a retomada do crescimento. O setor aéreo segue o comportamento do PIB (Produto Interno Bruto).”

 José Cruz/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights