22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Desempenho externo das carnes na 3ª semana de fevereiro

- Publicidade -

AviSite – 23/02/2017 13h14

Na terceira semana de fevereiro (12 a 18, cinco dias úteis), a receita cambial das carnes, medida pela média diária, registrou patamar inferior ao das duas semanas anteriores.

Mesmo assim, a média diária alcançada nos primeiros 13 dias úteis do mês, de US$59,954 milhões, encontra-se 11,6% e 10,8% acima das registradas, respectivamente, no mês anterior e há um ano.

Tal resultado deixa a sensação de um bom desempenho no mês. Mas pode não ser bem assim. O problema é que estamos em fevereiro.

E em fevereiro, além de apenas 28 dias, também tem Carnaval. Ou seja: os ganhos atuais tendem a se diluir, pois o mês é mais curto: em total de dias, 18% a menos que o mês anterior; e 5% a menos que em fevereiro de 2016, ano bissexto.

Isso, naturalmente, se reflete também no volume embarcado. Assim, a tendência atual é a de que os totais do mês (projetados no gráfico abaixo, à direita) recuem para as três carnes em relação ao mês passado, enquanto comparativamente a fevereiro de 2016 prevalece a tendência de aumento de 4% para a carne suína e de cerca de 2% para a carne de frango. Já a carne bovina tende a um recuo anual superior a 20%.

No entanto, tais projeções podem acabar subvertidas. Basta que, ignorando o ponto facultativo, os embarques ocorram normalmente na segunda e terça-feira, dias de Carnaval. Então, o resultado será superior ao ora projetado.

 AviSite

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights