Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C

Emprego em usinas sucroalcooleiras triplica em cinco anos

 
Setor vai capacitar mais mil Setor vai capacitar mais mil

Com taxa anual de criação de vagas de 56%, o setor sucroalcooleiro já emprega mais de nove mil em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento do economista da Fundação Social do Trabalho (Funsat), Áureo Torres, com base em dados do Ministério do Trabalho, as usinas de açúcar e álcool triplicaram as contratações em cinco anos: entre 2006 e maio de 2010, foram gerados mais de 6,7 mil postos de trabalho nos 20 empreendimentos pesquisados.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul), Roberto Hollanda, um dos palestrantes do Canasul 2010, cerca de mil trabalhadores serão capacitados até o fim deste ano. “Estamos fazendo um esforço de qualificação nas cidades onde existem usinas”, conta.

Esforço também para mudar uma ultrapassada imagem do setor: “Mato Grosso do Sul assinou compromisso nacional para melhoria da condição de trabalho na lavoura canavieira; hoje somos um dos estados mais mecanizados do País”.

As vagas estão abertas principalmente nas cidades de Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sonora e Chapadão do Sul. No interior, os cursos de qualificação, na maioria das vezes bancados pela indústria, formam operadores de colheitadeira, borracheiros, soldadores e profissionais em outras 16 atividades, como a requisitada função de técnico de açúcar e álcool. “Temos 21 usinas e um projeto de criação em andamento, o emprego cresce à medida que o setor cresce”, avalia Hollanda.

Canasul 2010

O evento que reúne empresários, estudantes e profissionais do setor sucroalcooleiro chega à quarta edição com fôlego renovado pela aposta na cana para geração de energia. Fonte de energia limpa, a biomassa já produz o suficiente para abastecer um terço do Estado e deve suprir a demanda nos próximos anos. Saiba mais sobre essa e outras tendências do mercado no Canasul 2010, nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Inscrições e informações até 10 de agosto no site WWW.opec-eventos.com.br/canasul.

O evento é realizado pela Comissão Técnica de Bionergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), com promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur); Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul) e Federação das Indústrias de MS (Fiems). Sebrae, Banco do Brasil e Ministério da Agricultura patrocinam o evento, que tem apoio da AEAMS, CREA-MS, OCB-MS e Mútua.

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo