14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Empresários de MS aprendem sobre a formação de preço para a exportação

- Publicidade -

25/04/2018 09h28 – Douradosagora

O Centro Internacional de Negócios do IEL iniciou, ontem,, mais uma capacitação para orientar empresários de Mato Grosso do Sul que buscam ampliar mercado e vender produtos fora do país.

Com duração de três dias, o curso sobre formação de preço para exportação foi oferecido para representantes de 26 empresas que já exportam, mas têm dúvidas se o preço está formado da forma correta, ou que queiram começar a exportar e precisam se capacitar neste sentido.

A gerente do CIN, Nathália Alves, explica que participa do curso quem vai atuar na negociação, como diretores comerciais, administrativos, ou seja, contatos comerciais em geral que atuam na negociação de preços. “Oferecemos esta capacitação para que as empresas aprendam a formar esse preço e, desta forma, tenham mais condições de sentar e negociar com o importador que está interessado em comprar o produto dele, e consiga montar a lista de preços para o mercado internacional”, afirmou.

Segundo Nathália Alves, as empresas também são capacitadas para participar de rodadas de negócios e feiras internacionais. “Até porque é completamente a formação de preços no Brasil do mercado externo. Primeiro porque não tem imposto, ou seja, é um cálculo que tem que ser feito, segundo que incidem algumas despesas que não tem no preço, não é simplesmente pegar o valor daqui e colocar em dólar”, acrescentou.

A instrutora do curso, Andrea Afife Elossais, consultora de comércio exterior com mais de 20 anos de experiência em exportações no Estado, conta que o treinamento é essencialmente prático. “Já no primeiro dia, por exemplo, aplico uma atividade para testar as competências dos participantes quanto à formação de preços. Eles realmente colocam a mão na massa. No último dia, reaplico o mesmo exercício, como uma forma de verificar se o conteúdo foi absorvido e garantir que não tenha restado nenhuma dúvida”, disse.

Da área de contabilidade e administrativa da empresa Donana, indústria de alimentos localizada em Dourados (MS), Paulo Henrique Gonder e Matheus Lucena procuraram a capacitação do CIN com intuito de se especializar no mercado externo. “Desde o ano passado a Donana vem colocando em prática o plano de atuar no mercado externo, e um dos direcionamentos adotados foi a capacitação dos colaboradores”, Paulo Henrique.

Os dois funcionários da Donana já tinham participado do curso sobre passo a passo da exportação. “Esse curso nos deu um norte sobre o mercado externo, e desde então continuamos nos treinamentos seguintes”, contou Paulo Henrique sobre o papel do CIN para a concretização do projeto da Donana, que, inicialmente, exportará para países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, farináceos, condimentos, conservas, entre outros alimentos fabricados em Dourados.

Serviço – Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo CIN do IEL pelo telefone (67) 3389-9150

Com duração de três dias, o curso sobre formação de preço para exportação foi oferecido para representantes de 26 empresas que já exportam

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights