16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Juros de cartões de créditos estão sob investigação

- Publicidade -

Em 2016, as operadoras de cartão cobraram, em média, juros de 494% ao ano, enquanto a taxa anual da Selic estava em 8,5%. Já no ano passado, a média dos juros anuais dos cartões de crédito ficou em 334%, diante de uma taxa Selic de 6,75%

24/04/2018 07h18 – Por: Cristina Nunes

Foi instalado no Senado a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos cartões de crédito, o objetivo é investigar os juros cobrados pelas empresas operadoras. O relator da Comissão é o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) e o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) é o presidente.

Em 2016, as operadoras de cartão cobraram, em média, juros de 494% ao ano, enquanto a taxa anual da Selic estava em 8,5%. Já no ano passado, a média dos juros anuais dos cartões de crédito ficou em 334%, diante de uma taxa Selic de 6,75%.

Para o presidente da Comissão a cobrança de uma taxa tão alta é ‘crime contra os consumidores’. Ele disse esperar que, ao término da investigação, a taxa dos cartões caia para índices republicanos, aceitáveis e decentes.

A CPI visa conhecer com profundidade o cenário da cobrança dos juros e buscar soluções. Serão ouvidos representantes de companhias de cartão de crédito, do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Também devem ser ouvidos representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de institutos de defesa do consumidor.

Em Dourados, a economista Adriana Rocha apontou as vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito:

Vantagens

Segurança e comodidade – evita carregar dinheiro vivo e assim possibilita maior segurança para o usuário;

Crédito imediato – quando se tem necessidade de determinado produto e não tem disponibilidade para a aquisição, possibilita o parcelamento;

Controle – as faturas são ótimos controles de gastos, para quem a utiliza com este fim, é possível saber onde está gastando o orçamento e planejar os próximos gastos;

Prêmios e Benefícios – ao utilizar o cartão acumula-se pontos em algumas operadoras que possibilitam descontos ou mesmo milhas para aquisição de passagens aéreas.

Desvantagens

Gastos sem limites – falsa impressão de poderio econômico, o indivíduo pensa que pode comprar de tudo, é só passar o cartão;

Juros altíssimos – pagamento do mínimo e acumular o restante para próximo mês é uma cilada; recomenda-se o pagamento integral da fatura.

Clonagem – a utilização do cartão pode ser inseguro quando há possibilidade de clonagem em e-comerce ou mesmo em empresas especializadas que clonam o cartão (importante ficar de olho na fatura e ter dispositivo da operadora que avisa no celular os gastos quando da utilização do cartão).

Reclamações no Procon

De acordo com o site do Procon de Dourados, cartões de créditos estão entre as maiores reclamações registradas no órgão. Os serviços de telefonia celular, TV por assinaturas e bancos lideram o ranking.

Direitos

Um dos direitos que o Procon garante em defesa ao consumidor é o uso do cartão de crédito sem a imposição de um valor mínimo para compras. Você chega em uma loja querendo comprar um produto de R$ 6, por exemplo, e a loja ou vendedor informa que há um valor mínimo de R$ 10. Este ato é criminoso e a loja pode ser enquadrada no artigo 39 do código de defesa do consumidor.

O Procon também atua em situações de dívidas em que o consumidor não consegue contato com a empresa credora ou prestadora de serviços ou bens e em situações de financiamento na qual o consumidor se sente lesado quanto a cobrança de juro e necessita de um boleto com abatimento.

Em Dourados, a economista Adriana Rocha apontou as vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights