18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

MS tem 47 municípios no novo Mapa do Turismo

- Publicidade -

Em Dourados, o Turismo de Eventos fomenta a Economia; município recebeu pela terceira vez a classificação B e se destaca no cenário estadual

15/09/2017 10h57 – DouradosAgora

O mapa do turismo do Mato Grosso do Sul passa a contar com 47 municípios, distribuídos em nove regiões turísticas. Em comparação ao ano passado, o estado inseriu quatro cidades com vocação turística no documento.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado ontem pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

De acordo com o novo mapa, 17 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, os destinos como Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.

Os demais 30 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e hospedagem.

Dourados

Em Dourados, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ana Rose Vieira, disse que é a terceira vez que o município recebe categoria B. Destacou que a conquista é fruto do Turismo de Eventos que vem recebendo boa nota devido a organização de hotéis, restaurantes , instituições e Conselho de Turismo.

Ana Rose conta que um documento elaborado pelas universidades aponta as diretrizes do Turismo em Dourados e que, em parceria com a Fundação do Turismo do estado, será possível realizar levantamentos mais apurados acerca do setor, que segundo ela é um dos grandes segmentos para o desenvolvimento do município.

Bonito, em MS, é um dos principais destinos turísticos

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-