20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Pequeno produtor rural terá formalização facilitada

- Publicidade -

Portal Brasil – 18/02/2017 17h14

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, na quarta-feira (15), a Instrução Normativa que estimula a criação e a formalização de agroindústrias familiares.

As regras que orientavam a produção de laticínios, ovos e mel comuns aos médios e grandes produtores agora foram flexibilizadas para viabilizar os pequenos negócios.

Assinada pelo ministro Blairo Maggi, a Instrução Normativa é voltada para estabelecimentos de até 250 metros quadrados.

Com a mudança são adequadas as exigências de equipamentos e de instalações para essas pequenas agroindústrias sem abrir mão de parâmetros higiênicos e sanitários, preservando a segurança dos alimentos e a saúde pública.

“A medida é para a indústria quase artesanal, formada por milhares de produtores, que só precisavam de oportunidade para crescer”, afirmou o ministro.

Exemplos de adequações são a dispensa, em situações específicas, de equipamentos como resfriador à placa, tanque de estocagem e equipamento de pasteurização rápida. No caso da utilização de leite proveniente somente da produção própria, é dispensado também o laboratório.

As instalações também podem ser anexadas à residência, desde que tenham acessos independentes, e não precisam ter uma sede para o Serviço de Inspeção.

Agricultor familiar terá tratamento diferenciado em relação ao da grande agroindústriaAndre Borges/Agência Brasília

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-