14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Recursos do FGTS aplicados em ações de estatais também poderão ser sacados

- Publicidade -

Portal Brasil – 24/02/2017 18h04

Quem aplicou recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações da Vale e da Petrobras também poderá sacar o benefício.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Ambima), 61 mil pessoas tinham recursos aplicados nesses fundos em dezembro de 2016.

O investimento do FGTS nessas ações era permitido nos anos 2000. Atualmente, a aplicação dos recursos do fundo em ações dessas empresas, chamados de Fundos Mútuos de Privatização (FMP), não é mais permitida. Isso, no entanto, não impede o trabalhador de sacar o dinheiro, caso a conta tenha ficado inativa até 31 de dezembro de 2015.

Nestes casos, dentro da data estabelecida pelo cronograma para o pagamento das contas inativas, o trabalhador solicitará o saque do FGTS.

Segundo a Caixa, o valor de FMP será automaticamente liberado para resgate na instituição administradora que ele escolheu, à época, para realizar a aplicação nas ações.

Feito isso, o trabalhador deve se dirigir até a administradora e solicitar a baixa da aplicação, se for de seu interesse, e efetuar o saque.

Na avaliação de economistas, a retirada desses recursos é vantajosa para quem precisa acertar dívidas em atrasos. Outra opção, é aplicar o dinheiro em investimentos com menos risco como o Tesouro Direito.

O trabalhador pode consultar se tem contas inativas do FGTS pelo site especial da caixa Econômica Federal. O saldo também pode ser consultado pelo aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS (da Apple) e Windows Phone.

Fundos Mútuos de Privatização (FMP) já estão fechados para novas aplicações, mas os resgates são permitidos a qualquer momentoUSP Imagens

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights