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Terminal de Porto Murtinho triplicará cargas em 2017

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Terminal de Porto Murtinho triplicará cargas em 2017

Noticias MS – 26/09/2016 10h26

Reativado em outubro do ano passado, o terminal portuário de Porto Murtinho projeta triplicar o volume de cargas em 2017 e passa a ter papel estratégico no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, que se tornará mais competitivo por meio de uma logística eficiente e de baixo custo. A viabilização do porto é resultado do empenho do Governo do Estado em consolidar novas alternativas de transporte por meio de importante modal.

O Estado conta com estrutura de transporte privilegiada, ao integrar o sistema rodo-hidro-ferroviário, contudo, a falta de investimentos público-privado e a falta de políticas de apoio à produção, fizeram com que o escoamento fosse direcionado para as rodovias, relegando as ferrovias e a hidrovia a um processo de deterioração ao longo de décadas. A reutilização destes modais é prioridade para o governador Reinaldo Azambuja.

Enquanto cobra do governo federal a retomada dos investimentos na malha ferroviária e na Hidrovia do Paraguai e discute com o Paraguai a interligação do corredor bioceânico, Azambuja concentra também esforços para aumentar a competitividade do Estado com políticas de incentivos. A retomada do porto de Murtinho foi precedida do lançamento de um programa estadual de estímulo às exportações e importações por via fluvial.

ICMS

O mesmo benefício fiscal (isenção de ICMS) deverá ser estendido aos portos de Corumbá e Ladário, municípios fronteiriços da Bolívia que detém a maior infraestrutura portuária do Estado, responsável por 90% do escoamento da produção de minério de ferro e manganês das reservas de Urucum para os mercados internacionais. “Queremos os nossos terminais extremamente competitivos em relação aos demais portos brasileiros”, afirmou o governador.

Na avaliação do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, desde que foi reativado, graças à política de desenvolvimento do governo do Estado, o terminal de Porto Murtinho fechou operações de embarque e desembarque significativas que demonstram a viabilidade do local.

“Esse é o papel do governo, oferecer condições de competitividade às indústrias instaladas em Mato Grosso do Sul, seja no processo de produção ou nas operações de exportação e importação e promover o desenvolvimento”, disse Verruck.

Empregos

A operacionalização do terminal fluvial não devolveu apenas a Porto Murtinho sua vocação histórica como entreposto comercial na Hidrovia do Paraguai. As perspectivas de crescimento da economia local já são perceptíveis no aumento da receita de impostos, mais empregos e interesse crescente do empresariado em instalar novos empreendimentos no entorno do porto, segundo o prefeito da cidade, Heitor Miranda.

“O recolhimento de ICMS e ISS teve incremento significativo e estamos percebendo a retomada da nossa economia, que estava estagnada. Com o porto, Murtinho voltou a ser um importante entroncamento e saiu do isolamento”, afirma o prefeito. Ele acrescentou que o empreendimento hoje gera 50 empregos diretos e pelo menos 100 indiretos, com reflexos também no aquecimento do comércio em geral.

Capacidade

Com capacidade para 500 mil toneladas/ano de grãos, o terminal de Porto Murtinho está em plena operação e apresenta resultados que reforçam as metas do governo estadual para o setor. Reaberto depois de dez anos de inatividade por entraves jurídicos e abandono, com o embarque de seis mil toneladas de açúcar a granel com destino ao Uruguai, o porto fechará 2016 com movimentação de 100 mil toneladas de grãos e outros produtos.

“Deveremos triplicar esse volume no próximo ano, desde que logremos uma operação continuada e sem fatores exógenos”, aposta o empresário Michel Chaim, diretor da Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM), que administra o empreendimento. Chaim destacou o esforço conjunto com o Estado para estabelecer o porto como uma opção de logística. “Estamos apostando nessa parceria e trabalhando na estrutura e fazendo novos investimentos.”

Segundo Michel Chaim, a consolidação do sistema está sendo atingida de forma gradual, “na medida em que os usuários ganhem confiança nos serviços, na boa logística ofertada e, principalmente, que sintam segurança jurídica para que possam demandar uma operação continuada pelo nosso terminal”. Os investimentos em curso estão sendo direcionados para melhorar a eficiência do sistema de carregamento e armazenagem de grãos.

Esta semana começou com intensa movimentação de caminhões no terminal com cargas de soja e aço, que se destinam, respectivamente, a Argentina e Bolívia. O comboio formando uma fila de um quilômetro mudou a rotina da pacata cidade fronteiriça. Nos próximos dias, 14 barcaças descem o Rio Paraguai até Rosário (Argentina) levando 16.800 toneladas de soja produzida em Maracaju, Dourados e Ponta Porã – parte do contrato com o grupo Vicentin, que prevê o transporte de 200 mil toneladas até 2017.

O terminal foi contratado para integrar uma operação multimodal de transporte de 4.500 toneladas de barras de aço da empresa Arcelor Mittal Brasil S/A até Puerto Quijarro, na Bolívia. A primeira remessa, procedente de Piracicaba (SP), foi exportada em julho, e uma nova carga transportada por 30 caminhões está sendo preparada para subir o rio até a fronteira de Corumbá com Quijarro, distante 530 km, de onde seguirá por ferrovia ao seu destino final.

Sobre a operação da Vicentin, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck lembra que é uma ação significativa para o Porto Murtinho e região, pois existe uma perspectiva de que o grupo argentino com sede em Santa Fé se instale em Mato Grosso do Sul em 2017 com foco na hidrovia. “O que a indústria deseja é atuar na comercialização e no financiamento dos agricultores”, completou.

Terminal é usado para escoamento de grãos e minério de ferro e principal entreposto hidroviário da Argentina e Bolívia (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom)

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