16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Classificação de cursos de graduação será atualizada

- Publicidade -

Portal Brasil – 16/02/2017 16h07

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove uma chamada pública para que instituições de ensino superior possam elaborar novas diretrizes de classificação. A ideia é atualizar as denominações que estão em vigor desde os anos 2000.

Segundo o Inep, a atualização vai permitir que haja uma equivalência entre os nomes dos cursos no Brasil e nos exterior, o que facilita a comparação entre eles.

As propostas para revisão e atualização da classificação dos cursos de graduação e sequenciais devem levar em consideração as mudanças ocorridas na legislação que regula a educação superior brasileira e a última versão publicada da International Standard Classification of Education.

A classificação da Unesco é um instrumento adequado à montagem, compilação e apresentação de estatísticas da educação.

Responsabilidades

As instituições selecionadas serão responsáveis por elaborar um manual detalhado, com a metodologia a ser usada para a revisão e atualização da classificação dos cursos de graduação e sequenciais, com a especificação dos procedimentos de criação, documentação e fundamentação, além de instruções de uso da referida classificação.

Devem, ainda, elaborar outro manual, contendo guia de classificação de novos cursos, com base na classificação dos cursos de graduação e sequenciais, conforme a estrutura e base lógica da classificação elaborada, contendo a fundamentação legal, seus usos e aplicações, bem como sua adaptação à realidade educacional brasileira.

Além disso, está previsto que o conhecimento produzido seja compartilhado a partir da orientação à equipe técnica do Inep e do MEC envolvida diretamente e indiretamente com o Censo da Educação Superior, mediante a realização de seminários, workshops e reuniões técnicas, entre outras atividades.

Atualização vai permitir que haja uma equivalência entre os nomes dos cursos no Brasil e nos exterior, o que facilita a comparação entre elesArquivo/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights