30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação profissional tem 260 vagas gratuitas em Dourados e mais 5 cidades

- Publicidade -

14/11/2017 08h41 – DouradosAgora

O Sesi e o Senai estão com inscrições abertas do processo seletivo para preencher 210 vagas gratuitas de educação básica articulada com a educação profissional distribuídas por seis cidades de Mato Grosso do Sul. As vagas são voltadas para adolescentes interessados em cursar o Ensino Médio nas escolas do Sesi em Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados Maracaju, Naviraí e Três Lagoas ao mesmo tempo em que farão cursos de nível técnico nas unidades do Senai nesses seis municípios.

Para participar, o estudante deve comprovar idade limite de 17 anos até a data da inscrição, cuja a segunda etapa de seleção começa no próximo dia 7 de dezembro e termina no dia 12 de dezembro. O processo inclui análise curricular e elaboração de uma Redação para seleção dos aprovados, sendo que nesta modalidade de ensino articulado o aluno frequenta as aulas do Ensino Médio na Escola do Sesi, no período e matutino e, na parte da tarde, faz um curso de nível técnico em uma unidade do Senai.

Ao todo são 35 vagas para cada uma das seis cidades e os cursos oferecidos pelo Senai são técnico em automação industrial (Aparecida do Taboado), técnico em mecatrônica (Corumbá), técnico em química (Dourados e Maracaju), técnico em administração (Naviraí) e técnico em logística (Três Lagoas). “A oferta de formação articulada entre a educação básica do Sesi e a educação profissional do Senai é uma oportunidade interessante para a formação diferenciada dos jovens, que terá acesso a um ensino tecnológico e empreendedor e, ao mesmo tempo, estará dotado de competências esperadas para o mercado de trabalho”, avaliou a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz.

A gerente de educação do Senai, Dagmar Viana, afirma que a oferta de educação articulada é uma iniciativa estratégica que busca promover uma formação integral do cidadão. “Esse processo de articulação dá ao aluno a oportunidade de ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho cada vez mais exigente e mais competitivo”, acrescentou.

Processo seletivo

O processo seletivo é realizado em duas fases. Na primeira, é feita uma análise de desempenho escolar do aluno durante o 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do boletim de notas do ano letivo de 2017. O candidato deverá comparecer pessoalmente à secretaria da Escola do Sesi de seu município, dentro do prazo estabelecido – 7 a 12 de dezembro – para entregar o boletim (que deve conter o carimbo da escola de origem) acompanhado dos pais ou responsáveis, e levar, ainda, originais e cópias do RG e CPF.

O horário de funcionamento das secretarias é das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. É calculada, então a média aritmética das notas do 1º, 2º e 3º bimestres do ano letivo e, caso o valor obtido seja inferior à 7, o aluno é automaticamente eliminado do processo. A lista dos classificados será publicada nos murais das Escolas do Sesi no dia 14 de dezembro.

Neste mesmo momento, o aluno selecionado deverá consultar no mural o ensalamento para a realização da prova de Redação, que será aplicada no dia 15 de dezembro. No momento da prova, é preciso levar o RG original e caneta esferográfica na cor preta com tubo transparente.

As notas e resultado desta etapa serão divulgados no dia 10 de janeiro de 2018, e o período de matrículas para os aprovados inicia no dia 10 de janeiro, e segue até 15 de janeiro de 2018. Todas as informações sobre os requisitos para inscrição no processo seletivo, datas, prazos, documentação necessária e conteúdo da prova de Redação podem ser conferidos na aba “Processo Seletivo” dos sites do Sesi e Senai.

Serviço – Mais informações pelos telefones 0800-7070-745 (Senai) ou 0800-723-7374 (Sesi),

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-