15.5 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estado cria 842 vagas em cursos de especialização e mestrado

- Publicidade -

As formações nas áreas de Educação, Segurança e Gestão abrem 842 vagas para especialização e mestrado em cursos que são oferecidas por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Noticiasms – 29/08/2016 09h44

O Governo do Estado abre 842 vagas para especialização e mestrado em cursos que são oferecidas por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As formações nas áreas de Educação, Segurança e Gestão abrem 842 vagas para especialização e mestrado em cursos que são oferecidas por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Do total de vagas abertas, 590 destinam-se aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, atendendo demanda da Secretaria de Estado de Educação (SED). Estão divididas em seis cursos diferentes oferecidos a partir de setembro nos campus de Campo Grande, Coxim, Dourados e Paranaíba. A capital terá todas as modalidades ofertadas, as quais terão ênfase em educação científica, básica e especial, em linguística e até em diversidade. “São cursos na modalidade presencial, mas com até 20% do conteúdo oferecido no formado EaD”, detalha o reitor em exercício da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

Para melhorar a formação dos profissionais da segurança, a UEMS já iniciou cursos voltados para os bombeiros e policiais militares. Em maio, uma turma de 42 alunos formados por majores e tentes-coronéis das duas corporações iniciaram a especialização em Segurança Pública, com ênfase em Políticas Estratégicas e Autocomando. Está marcado para novembro o início de outras duas turmas, somando 80 vagas, com ênfase em planejamento e inteligência e em gestão de segurança pública.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança (Sejusp), José Carlos Barbosa, a capacitação profissional é um dos investimentos mais importantes realizados por esse governo. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que os servidores trabalhem mais felizes e satisfeitos e para que devolvam as melhorias, treinamentos e qualificações recebidos à sociedade em forma de segurança”, destaca. Para o titular da pasta, esse primeiro convênio firmado com a UEMS é o embrião de um processo que pode fazer com que a universidade se consolide na formação e capacitação não só das policias de Mato Grosso do Sul, mas também de outros estados.

Com objetivo de capacitar para o planejamento e execução de projetos e iniciativas, o Estado vai oferecer especialização e mestrado em Gestão Pública, com a oferta de 100 e 30 vagas, respectivamente. Criados a partir da necessidade levantada pelo planejamento das ações de Executivo Estadual executado pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), os cursos também são voltados para os servidores, porém, neste caso, um terço das vagas será aberto para a comunidade. “A qualificação vem ao encontro da necessidade de tratar a gestão do Estado como uma empresa e faz parte da política de valorização do servidor público”, defino o titular da Segov, Eduardo Riedel. A previsão é de que os cursos sejam ofertados ano que vem.

Para o governador Reinaldo Azambuja, os reflexos dos investimentos se farão sentir nos serviços oferecidos à sociedade. “A qualificação é fator de motivação para o servidor e base para o desenvolvimento. Estamos investindo pensando não somente em resultados para a gestão, mas no bem estar futuro da comunidade”, conceitua.

Projetos

Além das vagas já formalizadas, a UEMS elabora projetos para cursos nas áreas de logística, agropecuária e comunicação, as quais devem abrir pelo menos mais 300 oportunidades de capacitação.

Como saldo do Seminário Corredor Bioceânico Rodoviário Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, realizado na Capital no final de julho, a Universidade trabalha na proposta da criação de curso tecnológico e especialização em logística e transporte com ênfase no Corredor Bioceânico, voltados para servidores e profissionais da área.

Para atender a área de agrárias, em suas necessidades específicas como a região do Bolsão, a instituição está formalizando convênio com a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf). E com objetivo de qualificar o quadro de comunicadores, a Universidade intermedia a criação de uma especialização para os profissionais da área.

“Todas as formações serão oferecidas com a estrutura que já existe na instituição. Vamos buscar reforço apenas de docentes, que virão complementar nosso quadro como convidados”, destaca o reitor da UEMS.

Além das vagas já formalizadas, a UEMS elabora projetos para cursos nas áreas de logística, agropecuária e comunicação, as quais devem abrir pelo menos mais 300 oportunidades de capacitação.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights