32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitos de MS pedem adiamento das aulas para 1º de março

- Publicidade -

Por: Elvio Lopes/De Campo Grande – 17/01/2017 07h23

Os prefeitos da maioria dos municípios do Estado, empossados em 1º de janeiro, encaminharam ontem um pedido à Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), durante a eleição para a nova diretoria, para que as aulas nas escolas estaduais tenham início somente em 1º de março e não 13 de fevereiro, como está previsto no calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação (SED).

O atual presidente, Juvenal Neto (PSDB), ex-prefeito de Nova Alvorada do Sul, que vai entregar o cargo no início de fevereiro a seu sucessor Pedro Arlei Caravina (PSDB), afirmou que a entidade vai encaminhar o pedido dos prefeitos sul-mato-grossenses ao governador Reinaldo Azambuja, elencando as dificuldades encontradas pelos novos prefeitos no início de mandato.

Caravina, prefeito reeleito de Bataguassu, eleito ontem em chapa única, afirmou que concorda com os prefeitos, que o procuraram para que interceda junto ao governo estadual para esse adiamento, em razão das condições precárias das estradas rurais, sem tempo de recuperação por causa das chuvas que caem em todo o Estado e a dificuldade com o transporte escolar em muitas regiões onde tanto os alunos da rede municipal, quanto estadual, utilizam ônibus para chegarem às escolas.

Segundo Caravina, a nova diretoria da Assomasul também vai reforçar o pedido ao governador, para que ele decida favoravelmente ao adiamento do início das aulas. “Esse prazo daria tempo para que os novos prefeitos superem as dificuldades e possam colocar a casa em ordem até 1º de março”, destacou.

Ele também explicou que muitos prefeitos, em primeiro mandato, não tiveram tempo hábil para encaminharem as licitações para o kit escolar e a merenda e que é importante esse prazo para que os novos administradores possam realizar as licitações e adquirir os materiais necessários ao início das aulas. “Sem esse prazo, fica muito em cima o início das aulas”, afirmou.

Um dos exemplos citados por Caravina é o município de Amambai, onde 12 pontes de madeira foram destruídas pelas chuvas no ano passado e as estradas precisam de reparos, conforme destacou o prefeito daquela cidade, o médico Edinaldo Luís Bandeira (PSDB).

Para Bandeira, o adiamento do início do período escolar proporcionaria aos prefeitos em dificuldades um prazo maior para recuperar as estradas rurais. “O governo pode nos atender nos mesmos moldes do ano passado, quando as aulas foram adiadas por causa das chuvas”, concluiu.

A prefeita de Iguatemi, Patrícia Nelli (PSDB), que chegou para votar acompanhada de secretários e assessores, também concordou com o pedido de adiamento do início do ano letivo, tanto para as redes municipal, quanto estadual, pois a dilação de prazo pode contribuir na recuperação de municípios em situações de emergências por causa das chuvas.

Também reeleito, o prefeito de Rio Verde, Mario Kruger (PSC) afirmou que o momento é de união e que apoia a iniciativa de seus colegas, principalmente porque, logo após o anunciado início das aulas, acontece o carnaval e tudo para novamente durante uma semana. “Esse prazo vai ajudar muito os novos prefeitos para colocarem a casa em ordem e oferecerem condições aos alunos de chegarem às salas de aula”, destacou.
Caravina foi eleito com a participação da maioria dos prefeitos de Mato Grosso do Sul e vai assumir o mandato, com os demais membros da diretoria, no dia 1º de fevereiro.

Aulas deveriam iniciar em 13 de fevereiro mas podem ser adiadas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights