30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cultura Marginal é tema de Colóquio na UFGD

- Publicidade -

Evento será realizado de quarta a sexta e trará a Dourados o rapper Gog

20/09/2017 10h57 – DouradosAgora

Rap, grafite, literatura marginal, religiosidades afro e ameríndia, capoeira são exemplos de manifestações que saem dos espaços periféricos para ocupar o centro dos palcos. Tida como vozes de resistência, a cultura marginal oferece visibilidade a seus produtores e abre passagem para a ocupação de espaços normalmente interditados para estes sujeitos e coletivos. Esse será o tema central do II Colóquio Nacional Marginalidades Contemporâneas – MARCO que será realizado na UFGD nos dias 20, 21 e 22 de setembro, e reunirá acadêmicos, artistas e interessados pelas práticas culturais e artísticas que se propõem a desestabilizar percepções e produzir novos sentidos políticos para as formas de organização social da contemporaneidade.

O evento é aberto ao público e está sendo organizado pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras – FACALE/UFGD e parceiros. No dia 21, às 19h, o eventro traz a Dourados a palestra show com o rapper Gog, que será mediada pelo professor, Cleber José de Oliveira.

O MARCO pretende reunir indivíduos de diferentes áreas do conhecimento, acadêmico ou não, os quais estejam interessados em propor discussões/testemunhos/performances relacionados às marginalidades contemporâneas, comuns à cultura brasileira tratando temas como a Literatura Brasileira Contemporânea, Representatividades, Resistência, Testemunho, Subalternidade, Rap, Arte de Rua, Religiosidade, Ética e Estética, Slam e Conflitos Discursivos.

A programação prevê ainda apresentação de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, testemunhos, exposições, oficinas e vivências em torno destas manifestações. Além de Góg, o evento terá a presença de lideranças de manifestações ameríndias e afro-brasileiras de diferentes estados do Brasil, como os integrantes do Mahku, Movimento dos artistas Huni Kuin do Acre, e do Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira – CECAB e a participação de importantes professores pesquisadores destas temáticas.

As atividades serão realizadas nas Unidades 1 e 2 da UFGD. A programação completa está disponível no site: https://www.even3.com.br/MARCO2.

 Rapper Gog é a atração do evento

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-