20.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Estátua em tamanho real de Manoel de Barros será instalada na Afonso Pena

- Publicidade -

Douradosagora – 20/12/2016 07h41

A estátua em bronze do poeta Manoel de Barros, encomendada pelo Governo de Mato Grosso do Sul ao artista plástico Ique Woitschach para homenagear o centenário do nascimento do escritor, será instalada em março na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de maio, em Campo Grande. Segundo o governador, o objetivo é fazer com que a população interaja com a obra. “Para que as pessoas possam sentar, tirar uma fotografia e reviver as histórias do nosso poeta”, disse Reinaldo.

Os detalhes da escultura foram apresentados nesta segunda-feira (19), na governadoria, data em que Manoel completaria 100 anos se estivesse vivo. A estátua será realidade em Campo Grande por meio de parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e o Sesc, que ficará responsável pelos cuidados da obra. Para Reinaldo, o monumento de Manoel de Barros vai imortalizar o poeta que é tão querido pelos sul-mato-grossenses.

Idealizador do projeto, o artista plástico Ique mostrou uma miniatura da estátua que servirá de base para a construção da escultura em tamanho real, que deve pesar cerca de 230 quilos de bronze, com aproximadamente 1,38m de altura por 0,42cm de largura. “Para fazer a escultura estudei durante muito tempo o movimento, a forma e fisionomia do Manoel. Essa obra vai oferecer a população a oportunidade de aproximação com o poeta”, disse Ique.

Para o artista plástico que é campo-grandense de nascimento, fazer a escultura de Manoel de Barros é um presente. “É também um prêmio para mim, e é meu primeiro trabalho de volta a Campo Grande”, revelou. Para o secretário da Sectei, Athayde Nery, a estátua imortaliza um “sujeito maravilhoso que construiu Mato Grosso do Sul e o Pantanal no coração do mundo”.

Durante a apresentação dos detalhes da estátua, foi assinado termo de parceria entre o Governo do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS) e o Sesc. “Selamos essa parceria para sermos os guardiões dessa obra de arte”, disse o presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo. A entidade, junto com o Sesc, ficará responsável pela segurança da escultura depois da instalação.

Modelo da estátua em bronze do poeta Manoel de Barros, encomendada pelo Governo de Mato Grosso do Sul ao artista plástico Ique Woitschach

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights