21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

“Um Poeta na Cidade” circula pelo Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

Por: Douradosagora – 06/12/2016 08h57

Generoso de boas histórias, contundentes e plenas de doçuras. Emmanuel Marinho, um dos grandes poetas da cultura sul-mato-grossense, inicia nesta terça (6 de dezembro) em Jateí a circulação do projeto “Um Poeta na Cidade”, contemplado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Governo do Estado.

O projeto selecionado no edital do FIC prevê apresentações em seis municípios de Mato Grosso do Sul: Jateí, Laguna Carapã, Itaporã, Caarapó, Maracaju e Ponta Porã. Em cada uma dessas cidades Emmanuel Marinho realizará duas apresentações em escolas públicas e uma para toda a comunidade.

Nas apresentações o artista levará sua poética, compartilhando com o público momentos únicos de imersão no universo luminoso das palavras e dos encantamentos. Contação de histórias, um bom papo, declamações, trocas de experiências e saberes, uma partilha a favor da leitura e da arte. Um espetáculo interativo que dialoga, dá voz ao publico e encanta todos.

Com a Palavra, o Poeta – Emmanuel é um encantador de histórias, cantando sua terra, canta as cidades que nos habitam, personagens, cores, desenhando a identidade cultural de um povo e de um lugar. Valoriza as raízes culturais – alcançando uma dimensão universal com a sua arte – em momentos de puro lirismo e humor sutil de brincar com as palavras.

Nascido em Dourados (MS), é poeta, ator e educador, considerado uma das maiores referencias da cultura de Mato Grosso do Sul. Com formação acadêmica em psicologia na UNIP e pós-graduado em artes cênicas pela UFRJ, compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música.

ACERVO

Publicou os livros: “Ópera 3” ,1980, “Cantos de Terra”,1982, “Jardim das Violetras”, 1983, “Margem de Papel”,1994, “Satilírico”,1995, “Caixa de Poemas”,1997 e “Caixa das Delícias”, 2003.Na música, o CD “Teré”, 2004 e o CD Encantares, 2015. Com seus espetáculos solos, inspirados em seus poemas, o multiartista excursiona, desde 1994 pelo Brasil, América Latina e Europa, sempre com sucesso de público e da crítica.

Foi contemplado com o Prêmio Marçal de Souza – Pela Defesa dos Povos Indígenas, concedido pela Câmara Municipal de Dourados (MS) em 1995, Cidadão da Paz, concedido pela Comunidade Bahá’i do Brasil em 1996 e novamente o Prêmio Marçal De Souza pela Defesa dos Direitos Humanos – concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 1997.

Também foi reconhecido com a Homenagem do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2002, com Heitor Cony, por seu trabalho de literatura, com o prêmio Marco Verde, pelo Cd “Teré” e ainda homenagem dos Correios por seu trabalho a favor da leitura, em 2007. Em 2015 recebeu a outorga de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, do Programa das Nações Unidas/ONU. Em outubro de 2015 foi condecorado no grau de Comendador na Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário, pelo TRT- MS.

Serviço

O Projeto Um Poeta na Cidade prevê apresentações nesta terça (6 de dezembro) em Jateí, no Centro Cultural Municipal, às 19 horas e no dia 9 de dezembro (sexta) em Laguna Carapã, No Centro de Múltiplo Uso Olinto Cassol, também às 19 horas. A entrada é franca.

Emmanuel Marinho, um dos grandes poetas da cultura sul-mato-grossense

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-