20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Douradenses são pré-convocados para Parapan-Americano de Jovens

- Publicidade -

Douradenses são pré-convocados para o Parapan-Americano de Jovens

Por: Waldemar Russo – 01/02/2017 06h42

A 4ª edição dos Jogos Parapan-Americano de Jovens será em São Paulo, de 25 a 30 de março, no Centro de Treinamento Paralimpico com doze modalidades. Quatro douradenses farão parte do evento como pré-convocados da seleção brasileira.

No atletismo os pré-convocados foram os paratletas Felipe Alves Marcelino de Almeida, de 16 anos; Igor Miranda de Souza, 16; e Paulo Henrique Andrade dos Reis, 18 anos, enquanto João Vítor Correia Martins, de 15, estará na equipe de futebol de sete.

Os paratletas que fazem parte do projeto Dourados Paralímpico que é mantido pela Prefeitura por meio da Fundação de Esporte de Dourados (Funed) treinam de segunda à sexta-feira nas dependências do estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” sob o comando do profissional em educação física Antônio Pietramale.

Eles foram pré-convocados neste início de ano e a convocação oficial sairá até o final de fevereiro.

Vale ressaltar que em todas as edições Dourados marcou presença em convocações para a seleção brasileira que disputa medalhas com todas as equipes da América da Sul; do Norte e Central.

A edição anterior foi realizada em Buenos Aires, na Argentina, oportunidade em que quatro para-atletas douradenses conquistaram medalhas de ouro para o selecionado brasileiro. “Os nossos pré-convocados estão treinando forte visando esta pré-convocação. Acreditamos que os mesmos terão seus nomes inclusos na lista da convocação oficial” disse “Toninho Pietramale” à reportagem.

OS JOGOS

A cidade de São Paulo foi escolhida como sede dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens deste ano e cerca de mil atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países estão sendo esperados para participar do evento que contará neste ano com doze modalidades.

O evento será organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que ficará também responsável por sediar a Assembleia Geral do Comitê Paralímpico das Américas, nos dias que antecederão a abertura do Parapan, e também por implementar o Programa de Educação dos Jogos para Jovens, que terá como público-alvo os atletas, técnicos e dirigentes participantes.

Desde a primeira edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que aconteceu em 2005, na Venezuela, o evento tem crescido cada vez mais.

Buenos Aires foi à sede da última edição dos Jogos, realizado em outubro de 2013 e na ocasião, o evento atraiu cerca de 600 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades.

O Brasil na oportunidade liderou o quadro de medalhas do Parapan-2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro.

Na primeira edição do Parapan de Jovens que aconteceu em 2005, na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, o evento contou com 700 para-atletas de dez países e em 2009 com 14 países e 750 para-atletas estiveram presentes em Bogotá, na Colômbia.

 Dourados marcou presença em todas as edições do Parapan-Americano de JovensFotos/ Waldemar Gonçalves - Russo

Douradenses são pré-convocados para Parapan-Americano de Jovens

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-