27.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ponta Porã domina vôlei e Capital o masculino de basquete

- Publicidade -

Ponta Porã domina vôlei e Capital conquista o masculino de basquete

Por: Douradosagora – 13/09/2016 08h21

Os times da Escola João Brembatti Calvoso de Ponta Porã são os campeões do vôlei dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). As equipes aproveitaram o fator casa, impuseram seu jogo e ficaram com o ouro no masculino e no feminino. Os títulos foram conquistados nesta segunda-feira, no ginásio da Escola Calvoso.

A quadra estava lotada e o barulho da torcida era ensurdecedor. Colegas de escola empurraram os times que encontraram adversários à altura. As meninas tiveram pela frente as campeãs estaduais e brasileiras escolares de 2015. A equipe do Jorge Amado de Chapadão do Sul era favorita, mas as ponta-poranenses não se intimidaram. Depois de estarem perdendo por 1 set 0, encontraram o caminho para o título e viraram o jogo. Com defesas precisas de Vitória e ataques certeiros de Daiane, o Calvoso fechou a partida em 3 sets 1 e ficou com a medalha de ouro.

“Nós sabíamos que ia ser um jogo difícil porque Chapadão é um time muito bom. As meninas jogam muito bem, mas conseguimos encaixar o nosso jogo e vencemos. Agora é treinar muito para representar bem o Estado em João Pessoa”, disse a ponteira Vitória, referindo-se à etapa nacional marcada para novembro.

No masculino, o Calvoso enfrentou a Escola Maria Constança de Campo Grande. O levantador Gustavo distribuiu bem as bolas e botou todo o time para jogar. O oposto Clistoph, destaque do campeonato, atacou forte e ajudou os colegas a ganhar mais um título estadual. “Eu estou muito feliz porque são os meus primeiros Jojums e já conseguimos vencer. Nosso time jogou bem e mereceu”, disse ele.

O central Renan, recém chegado à categoria de 15 a 17 anos, participa de seu segundo brasileiro. “Foi muito bom. Foi difícil, mas conseguimos ganhar novamente e vamos treinar muito para representar bem o Estado”, disse o garoto.

A medalha de ouro deu ao time a chance de voltar aos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos – para buscar mais uma medalha. Em 2015, os garotos ficaram com a prata. Com as vitórias nos Jojums, o time do Calvoso se confirmou como a melhor equipe escolar de vôlei do Estado. Representa Mato Grosso do Sul no brasileiro nas duas etapas, em ambos os naipes. “Isso é fruto de muito trabalho, muita dedicação e treinamento. Enfrentamos dificuldades, mas vencemos cada uma delas e hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Somos campeões dos Jems e dos Jojums. Vamos fazer de tudo para representar bem o Estado”, contou o técnico Ademir Oliveira.

O terceiro lugar feminino ficou com o Instituto Falcão de Aquidauana e o masculino com a Escola Dom Aquino de Amambai.

Campo Grande é campeão no handebol

Os garotos da Escola Raul Sans de Matos de Campo Grande são os campeões do torneio de handebol dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). O time conquistou o título na manhã desta segunda-feira, no ginásio Pepe Portela, em Ponta Porã.

A partida final foi contra os campeões de 2015, da escola Anglo/Unigran de Dourados. As equipes chegaram à final invictas. Na semifinal, Campo Grande eliminou São Gabriel do Oeste e Dourados tirou Nioaque. Em quadra, muita rivalidade e respeito pelo adversário. Os dois times jogaram concentrados, mas a parte defensiva da Capital foi mais eficiente. O goleiro Alexandre fez defesas importantes que resultaram em contra-ataques certeiros, especialmente de Gabriel Cruz.

Campo Grande conseguiu abrir vantagem no marcador e terminou o primeiro tempo vencendo por 18×12. Na etapa final, administrou o jogo, gastou o tempo e foi se aproximando do ouro. A troca rápida de passes no ataque, envolveu os atuais vice-campeões brasileiros que viram o bi escapar. No fim, os garotos do Raul Sans venceram por 33×25.

“Não consigo nem explicar direito o que estou sentindo. Estou no meu primeiro Jojums. Foi muito difícil, muita gente não acreditou no time, mas nós jogamos bem, fizemos os gols e agora somos campões”, disse Gabriel Cruz.

O terceiro lugar ficou com a equipe da Escola São Gabriel de São Gabriel do Oeste que venceu o time da Odete Ignez de Nioaque por 22×18.

Capital fica com o título masculino de basquete em jogo emocionante

Uma partida para ficar na história. Assim pode ser definida a final masculina do basquete dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul ( Jojums). Raul Sans de Matos/Funlec de Campo Grande e Colégio Total de Ponta Porã fizeram partida dura, definida nos últimos segundos, na manhã de hoje, no ginásio Porãbask, em Ponta Porã.

O time dono-da-casa tinha atletas egressos do Fernando Saldanha, campeão de 2015. A experiência da equipe, aliada à familiaridade com o local de jogo e o apoio da torcida indicavam um leve favoritismo. A jovem equipe da Capital que conquistou maior respeito e admiração dos adversários e da torcida ao longo do campeonato, manteve o foco e equilibrou a partida.

O jogo foi nervoso e atípico para os times. Maiores cestinhas do campeonato, os finalistas que venceram jogos com placares centenários foram cautelosos não fizeram mais de 50 pontos nos quatro períodos. As defesas estavam fechadas, com as equipes marcando forte e dificultando o arremesso do adversário.

O equilíbrio foi a tônica da final. No primeiro período, Campo Grande terminou vencendo por 16×14. No segundo, Ponta Porã reduziu a vantagem para um ponto: 31×30. No fim do terceiro quarto, o jogo estava empatado em 41 pontos. A equipe de Ponta Porã começou a jogar melhor e a 30 segundos do fim vencia por uma diferença de três pontos.

Foi então a hora do capitão da Funlec brilhar. Depois de um pedido de tempo, Vithor, cestinha da partida com 17 pontos, recebeu uma bola na lateral girou e arremessou da linha dos três, igualando o jogo. O time de Ponta Porã perdeu um ataque e fez falta em Vithor que acertou um lance livre, decretou a virada e garantiu a medalha de ouro. Campo Grande 50×49 Ponta Porã.
Na opinão do técnico de Campo Grande, devido à característica dos times, era previsível que a partida fosse decidida nos detalhes. “Era muito esperado esse tipo de jogo. A equipe deles é fortíssima. Há um mes perdemos por dois pontos e hoje ganhamos por um. Em algum momento é preciso ter peito para matar a bola e nosso time fez isso. Agora para João Pessoa é trabalhar muito”. disse Dirceu Garcia.

“Foi difícil. A gente treinou para caramba, várias vezes por semana para conquistar esse título que é tão importante. Para João Pessoa vamos continuar nos empenhando, jogar com muita raça e força para ter um bom resultado lá também”, disse o atleta Pedro Henrique.

O terceiro lugar ficou com a equipe do Anglo/Unigran de Dourados que derrotou o Preve Objetivo de Paranaíba por 64×37.

A Escola Raul Sans de Matos/Funlec também foi o campeã dos Jojums nos torneios femininos de basquete e de futsal e no masculino de handebol. É a instituição de ensino com mais equipes representando Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights