25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Plano Javali tem metas para cinco anos

- Publicidade -

Ascom/MMA – 02/12/2016 16h03

A oficina de elaboração do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) no Brasil terminou na sexta-feira (25/11).

Desde segunda-feira, estavam reunidos 50 profissionais, no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, para definir ações e estratégias de atuação para os próximos cinco anos.

O objetivo do Plano é conter a expansão territorial e demográfica do javali no Brasil e reduzir os seus impactos, especialmente em áreas prioritárias de interesse ambiental, social e econômico. Após consolidado, o Plano será publicado no Diário Oficial da União por meio de normativa interministerial assinada pelo MMA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As duas pastas, junto com o Ibama e o ICMBio, promoveram a oficina.

Os participantes garantiram a representatividade das diferentes visões sobre o problema e a organização e coordenação das ações.

Estiverem presentes representantes do MMA, Ibama, ICMBio, Mapa, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Embrapa, órgãos estaduais de Meio Ambiente (SP, PR e DF) e de Agricultura (RS, GO e SC), pesquisadores, universidades, Associações de Tiro e Caça, Conselho Federal de Medicina Veterinária, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação (Tríade), Confederação de Agricultura e Pecuária, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e Exército.

Na oficina, foram abordados temas como o arcabouço legal, prevenção, monitoramento, mitigação de impactos, controle, pesquisa e divulgação científica, capacitação, comunicação e sensibilização.

Para cada objetivo específico, foram definidas ações, os articuladores e colaboradores, custo estimado e período.

Também foi definido o Grupo de Assessoramento Técnico, responsável por coordenar a implementação do Plano, com representes do Ibama, Mapa, MMA, ICMBio, CNA, pesquisadores e Associação de Tiro e Caça (controladores legalizados de javali). A coordenação conjunta do Plano ficará a cargo do Ibama e Mapa.

Arquivo ICMBio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights