31.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Denatran e PF se unem para identificar fraudes e outros crimes

- Publicidade -

A finalidade é a descoberta de indícios de fraudes e de desvios de recursos públicos em licitações, contratações, compras governamentais, entre outros.

Por: EBC – 22/08/2016 10h12

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) firmou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal para disponibilizar cópia da base do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do Registro Nacional de Habilitação (Renach).

A finalidade é auxiliar a investigação policial de fatos criminosos, a descoberta de indícios de fraudes e de desvios de recursos públicos em licitações, contratações, compras governamentais, entre outros.

Segundo Elmer Vicenzi, diretor do Denatran, os dados são importantes para complementar e automatizar a análise das informações.”Por exemplo, em um tráfego de madeira, a Polícia Federal têm 500 mil transações. Fica difícil de analisar os casos um por um para verificar se o veículo tem capacidade de utilizar carga de madeira. Então, muitas vezes eles falsificam, colocam como uma moto transportando 10 toras de recurso público e às vezes a compra de veículos é utilizada para lavar dinheiro”, exemplifica.

“Por isso, essas informações serão utilizadas no sistema da Polícia Federal para que já saiam com uma pré-análise, para que haja um ganho de tempo na resposta da polícia”, disse Elmer Vicenzi.

O compartilhamento se deu em consonância com o recém publicado Decreto 8.789, de 29 de junho de 2016, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na Administração Pública Federal.

Em um mês, Polícia Rodoviária multa mais de 124 mil por farol baixo desligado nas estradasGervasio Baptista/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights