12.3 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dica da Polícia Civil: Saiba como proteger as crianças de possível abuso sexual

- Publicidade -

Comunicação da Polícia Civil 16/08/2017 06h00

As dicas da Polícia Civil desta semana estão relacionadas a como tratar do abuso sexual infantil, que é qualquer atividade sexual com ou sem violência entre um adulto e um menor de idade, ou entre dois menores quando um exerce poder sobre o outro.

Também é forçar, coagir, ou persuadir uma criança a participar de qualquer tipo de atividade sexual.

Essas definições também incluem o contato sexual, ainda que sem contato direto como o exibicionismo, exposição de menores a material pornográfico, voyeurismo ou manter comunicação de tipo sexual através do telefone ou da Internet.

A segurança das crianças é tarefa dos adultos, por isso fique atento as seguintes dicas:

Conheça os fatos e a realidade.

Estar bem informado sobre o abuso sexual infantil ajuda a proteger as crianças. A maioria das vítimas menores de idade nunca informam o abuso.

O maior risco para as crianças nem sempre vem de pessoas desconhecidas, mas sim dos seus próprios familiares e amigos;

Os abusadores tratam de estabelecer uma relação de confiança com a família das vítimas;

Abusadores se encontram frequentemente em lugares que permitam um fácil acesso às crianças, tais como o próprio domicílio da vítima, clubes desportivos e escolas;

Cuidado com quem você deixa a criança e sempre questione o que ela fez caso tenha tido contato com um adulto.

O abusador com frequência começa uma amizade com a sua vítima, ganhando sua confiança para conseguir passar tempo a sós com ela;

Supervisione o uso da Internet e, em caso de crianças que participem de alguma atividade esportiva, acampamento ou algo parecido, busque saber o tipo de responsabilidade e preparação os monitores têm no cuidado de crianças.

Estejam certos que eles estão preparados para prevenir, identificar e reagir contra um possível abuso sexual de menores.

Ouça essas e outras dicas todos os dias, às 13h30, pela Rádio Educativa UFMS, FM 99,9 e na internet, no MS NO RÁDIO. A Polícia Civil está sempre presente para Servir e Proteger. Queremos ajudar você a se auto ajudar.

Comunicação da Polícia Civil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights