19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em 40 dias, DOF apreende quase 11 toneladas de drogas na fronteira

- Publicidade -

Por: Da redação – 12/02/2016 07h17

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizou a apreensão de quase 11 toneladas de maconha somente nos primeiros 40 dias do ano. As apreensões expressam o melhor começo de ano do DOF em seus 28 anos de história.Se comparado ao mesmo período do ano passado, a apreensão aumentou em 95%.

Segundo o DOF, a maconha continua saindo de forma mais “pesada” da região sul do estado, principalmente das cidades de Pedro Juan Cabalero/ Ponta Porã e Capitan Bado/ Coronel Sapucaia, sendo que as maiores apreensões foram registradas na região de Maracaju e Caarapó, totalizando mais de 6 toneladas da droga só nessas regiões. Foram registradas também muitas ocorrências do “trafico formiguinha” em ônibus e em veículos de passeio, principalmente na BR 463 entre Ponta Porã e Dourados e na BR 262 na região de Corumbá.

A apreensão de cocaína e de pasta base de cocaína também tiveram um grande de aumento em 2016, com quase 80 quilos de cocaína apreendida nesse período, mais de 1000% de comparado ao mesmo período de 2015 e com mais de 19 quilos de pasta base de cocaína apreendidas nesse período, cerca de 250% maior que no mesmo período de 2015.

Ao todo, 42 pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas, 6 pessoas presas com mandado de prisão em aberto, foram apreendidos em contrabando 17 mil pacotes de cigarro avaliados em 750 mil reais, 286 pneus avaliados em mais de 50 mil reais e ainda 8 armas de fogo, 269 munições e 23 veículos produto de roubo/ furto recuperados.

Todas as apreensões realizadas pelo DOF são resultado do estudo sazonal do tráfico e do crime na fronteira, bem como do planejamento operacional pré-carnaval e dos mais de 1400 bloqueios viários, da abordagem de mais de 14mio veículos e de 20mil pessoas.

“O trabalho de planejamento operacional, com estudo especifico do setor de inteligência do DOF, analisando a oferta e a procura da droga, principalmente a maconha, com a finalidade de atender os grandes centros do Brasil no período de carnaval, nos motivou a antecipar nossas operações na fronteira, onde visivelmente havia um volume de droga represado pelas más condições do terreno (estradas vicinais e pontes) devidos as chuvas do começo do ano. Houveram apreensões de todos os volumes, desde toneladas em carretas a quilos transportados no corpo das “mulas do tráfico”, o que gerou números expressivos no combate ao narcotráfico na fronteira.” – explica o Coronel Ary Carlos Barbosa – Diretor do DOF.

As apreensões expressam o melhor começo de ano do DOF em seus 28 anos de históriaFoto: DOF

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-