15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Jucá fala em pacto para deter Lava-Jato, diz jornal

- Publicidade -

Em gravações, Jucá fala em pacto para deter Lava-Jato, diz jornal

Por: O Globo – 23/05/2016 10h43

Semanas antes da votação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara, em março, o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), sugeriu em conversas com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado que uma “mudança” no governo resultaria em um pacto para “estancar a sangria” atribuída à Operação Lava-Jato.

Em entrevista à “Rádio CBN” na manhã desta segunda-feira, após a divulgação do conteúdo das conversas pelo jornal “Folha de S. Paulo”, Jucá disse que não tem intenções de se demitir. O GLOBO apurou, no entanto, que o presidente interino Michel Temer ainda a avalia a situação do aliado. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), defendeu o afastamento do ministro.

— Primeiro, eu não me sinto constrangido (em continuar no cargo de ministro), porque não estou fazendo nada errado. Quanto às investigações, estou muito tranquilo, à disposição para dar qualquer esclarecimento. Numa democracia madura, qualquer um pode ser investigado se houver alguma dúvida. Não há nenhum demérito em ser investigado, só em ser condenado — afirmou o ministro.

As conversas foram gravadas de forma oculta, somam 1h15min e estão sob poder da Procuradoria-Geral da República (PGR), diz a “Folha de S. Paulo”.

O ex-presidente da Transpetro temia que as apurações contra ele na Lava-Jato fossem enviadas do Supremo Tribunal Federal (STF) ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba. “O Janot está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho. Ele acha que eu sou o caixa de vocês”, afirma Machado a Jucá.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, Machado passou a procurar líderes do PMDB. Os diálogos sugerem que, para ele, o envio de seu caso para Curitiba seria uma forma de pressioná-lo a fazer delação premiada. Machado, então, pediu que fosse montada uma “estrutura” para protegê-lo.

Atual ministro do Planejamento, Romero Jucá

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights