14.7 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Agricultura familiar no Pantanal é beneficiada por parceria

- Publicidade -

Embrapa Pantanal 06/05/2017 16h22

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal, Catia Urbanetz, e equipe da unidade estiveram em reunião com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, e representantes da instituição para discutir ações em parceria na área de agricultura familiar.

“Conversamos sobre como atuar, junto aos técnicos da Agraer, de forma a apoiar a produção dessas famílias”, afirma Urbanetz.

De acordo com a chefe-adjunta, as discussões debateram ações relacionadas ao suporte à produção orgânica e de leite na região.

“O básico da produção de leite, por exemplo, seria a ordenha higiênica, que também é um dos principais gargalos.

Conversamos sobre propor um sistema de fiscalização mais simples, como um teste que o próprio produtor possa fazer e que também atenda às exigências sanitárias”.

O pesquisador Alberto Feiden discorreu sobre as parcerias na área da produção orgânica e agroecológica (considerando as ações que a unidade já realiza para promover a transição agroecológica em hortas dos assentamentos de Ladário, MS).

“Estamos considerando a criação de uma organização de controle social para venda direta, sem certificação. A Agraer sugeriu a elaboração de um sistema de certificação participativo”, diz.

Entre as alternativas previstas pela legislação brasileira para garantir a qualidade orgânica dos produtos estão os Sistemas Participativos de Garantia credenciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo Feiden, os agricultores criariam um “Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC)”, que poderia controlar a qualidade dos alimentos orgânicos de forma a permitir o uso do selo que comprova essa característica.

Dessa forma, além da venda direta, os produtos podem ser vendidos a supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Para Enelvo Felini, os alimentos orgânicos despertam o interesse dos consumidores pela qualidade e pela segurança alimentar oferecida pelos produtos.

“Temos que realizar treinamentos, capacitações com os agricultores, mostrando a lógica por trás dos orgânicos, que têm um valor agregado exatamente pelas técnicas que se usa para produzi-los, pelos cuidados que eles exigem”.

Ainda de acordo com o diretor-presidente da Agraer, a Agência deverá alocar técnicos na região do Pantanal para realizar as capacitações.

Além das ações relacionadas à agricultura familiar, as parcerias entre Embrapa Pantanal e Agraer se estendem no momento a experimentos com flores ornamentais que deverão resultar em uma área montada na Vitrine Tecnológica Agroecológica – mantida pela Embrapa e parceiros no Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil.

“A Embrapa tem um centro de pesquisa muito fortalecido no estado de MS e no Brasil.

Nós trabalhamos com extensão rural. Então, nos completamos muito”, diz Felini. Catia Urbanetz completa: “com a parceria, podemos ampliar as nossas frentes para atender outros municípios do Pantanal”.

Foto: Nicoli Dichoff / Nicoli Dichoff - Embrapa e Agraer discutem ações conjuntas entre instituições

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights