26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Importância dos insetos polinizadores será debatida na Comissão de Agricultura

- Publicidade -

20/03/2018 07h08 – Por Agência Senado

A importância da ação de insetos polinizadores, como abelhas e besouros, para a agropecuária será debatida em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta terça-feira (20).

O objetivo da discussão é analisar o status do conhecimento técnico-cientifico sobre o tema e os recursos necessários para o desenvolvimento de pesquisas.

Uma das intenções com o debate é ressaltar a importância ambiental desses agentes polinizadores naturais para a biodiversidade brasileira e a relevância econômica deles para a produção agropecuária.

Além disso, deverão ser abordadas políticas públicas de promoção da preservação das populações de polinizadores.

A sugestão da audiência é do senador Lasier Martins (PSD-RS). No requerimento, ele destacou que o tema tem sido cada vez mais abordado em congressos e pesquisas da área.

Segundo o senador, é preciso ampliar o debate sobre a necessidade de mobilização nacional para a importância dos polinizadores, visto o crescente desaparecimento desses agentes, muitas vezes, em função da ação humana.

De acordo com dados do relatório “Polinizadores, polinização e produção de alimentos”, da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), 75% dos cultivos de alimentos no mundo dependem, direta ou indiretamente, da existência de polinizadores.

O relatório, de 2016, também indicou ameaças aos polinizadores, entre elas, o manejo agrícola intensivo, mudanças climáticas e cultivos geneticamente modificados.

Convidados

Para debater o assunto, foram convidadas Carmen da Silva Soares Pires, pesquisadora do Centro Nacional de Recursos Genéticos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Karina de Oliveira Cham, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, presidente da Comissão Técnico Científica da Confederação Brasileira de Apicultura; e Ana Lucia Delgado Assad, diretora executiva da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L. H.A.).

A lista de convidados inclui ainda professores pesquisadores nas áreas de zoologia, ecologia e polinização das universidades federais de São Paulo, Bahia, Ceará e Brasília.

A audiência está marcada para às 11h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

pxhere

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-