21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MAPA publica Instrução Normativa para granjas de aves

- Publicidade -

CNA – 16/03/2017 15h07

Para reforçar as medidas de biossegurança nos estabelecimentos avícolas brasileiros e prevenir a entrada da influenza aviária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Instrução Normativa nº 8.

Dentre as medidas da IN 8 está a proibição de alojamento de novas aves em galpões de corte ou produção de ovos que não possuírem tela de isolamento.

Os produtores terão o prazo de 540 dias, a partir da publicação da norma, para se adequarem às novas regras.

“As telas nos estabelecimentos são fundamentais, pois impedem o contato dos animais da produção com pássaros silvestres que podem ser portadores da doença.

A medida é uma alternativa eficaz de prevenção à enfermidade”, disse o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Ayres.

Também ficará proibido o alojamento de novas aves em estabelecimentos avícolas que não apresentarem requerimento de registro na secretaria de defesa estadual, no prazo de 365 dias.

De acordo com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a instrução foi publicada devido ao aumento contínuo de casos de gripe aviária ao redor do mundo.

O Brasil ainda é o único grande exportador mundial de carne de frango que nunca registrou casos de influenza aviária.

CNA

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights