14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Portal Compras da Agricultura Familiar aproxima produtores e órgãos públicos

- Publicidade -

Ascom/MDSA – 16/02/2017 12h22

O portal Compras da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), encurtou o caminho entre produtores e órgãos públicos.

No endereço www.comprasagriculturafamiliar.gov.br, é possível acessar a lista de órgãos compradores e os agricultores e empreendimentos que comercializam produtos da agricultura familiar.

“Os agricultores familiares dizem que, pela primeira vez, se veem em uma rede, na qual se identificam com as estratégias e conseguem perceber uma orientação clara, um apoio em relação ao mercado”, destaca a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDSA, Hetel Santos.

Lançado em outubro do ano passado, o portal já cadastrou mais de 200 produtores e associações. Outros 1.300 estão sendo inseridos no sistema.

Segundo Hetel, o portal auxilia órgãos da União, que, de acordo com o decreto 8.473, precisam comprar 30% dos gêneros alimentícios consumidos de um produtor ou empreendimento familiar.

“O portal disponibiliza uma oferta organizada por território, que ajuda tanto o agricultor a se organizar para atender às demandas, quanto os órgãos compradores, que percebem a diversidade de alimentos disponíveis em sua região”, explica.

Desde que entrou no ar, o portal também facilita a compra de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “As nutricionistas também podem entrar no site para construírem seus editais voltados para a merenda escolar”, esclarece ela.

Ao acessar o sistema, é possível consultar informações por estado e fazer recortes específicos, como, por exemplo, localizar iniciativas de produção de grupos indígenas, quilombolas e de mulheres.

“Estamos trabalhando para oferecer um curso à distância sobre compras da agricultura familiar. Também contamos com os agricultores para manterem seus cadastros atualizados em nossa página”.

Para o presidente da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Coopeagro), de Arapiraca (AL), Eloísio Lopes Júnior, o portal já trouxe agilidade à comunicação entre compradores e agricultores.

“A informação chega com antecedência e nos permite acompanhar o que está acontecendo em todo o país. Já participamos de duas chamadas públicas, uma da Conab e outra do Ministério da Defesa, com informações que encontramos no portal”.

Criada em 2004, a cooperativa conta com quase 500 cooperados e participa dos processos da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Nesse período, os produtos lácteos, arroz, massa de tapioca e farinha de mandioca renderam R$ 4,5 milhões aos trabalhadores rurais cooperados.

Foto: Ubirajara Machado/MDSA

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights