26.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Produção aumenta em 25 mil toneladas e mantém Dourados em 4º lugar no Estado

- Publicidade -

Produção aumenta em 25 mil toneladas e mantém Dourados em 4º lugar no Estado

Produtores de Dourados iniciam colheita de 560 mil toneladas de soja

09/02/2018 09h09 – Por: Valéria Araújo

A colheita de soja em Dourados deve atingir 560 mil toneladas, superando em 25 mil toneladas a mais esse ano com relação a safra passada, em abril de 2017. O aumento mantém o município como o 4º maior produtor de soja do Estado, segundo dados da Aprosoja.

Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, a colheita vem superando as expectativas. “Foi um ano excepcional de chuvas, o que acabou ajudando. Outro fator importante é que não houve granito como aconteceu em outras regiões”, destaca.

Conforme o presidente, o sucesso no campo depende muito do que acontece na economia. “Uma coisa que as pessoas precisam saber é que hoje tudo é compartilhado. Se o agronegócio vai bem, colhe e vende por um preço bom é lógico que nós vamos gastar no comércio, mas o o campo também depende da cidade. Somos altamente produtivos porque nós somos bons nisso mas temos também o suporte que vem da área urbana como os serviços de mecânica, assistência a saúde, educação, segurança publica, entre outros, enfim um depende do outro. É lógico que a agricultura por ser setor primário básico é o que desencadeia todo o desenvolvimento. Mas o contrário também é verdadeiro porque a agricultura vai bem recebendo adubo na hora certa, de qualidade. Você imagina se faltar combustível e máquinas?”, indaga.

Segundo Lúcio Damália, a principal dificuldade no campo é quando o governo interfere demais nas normas, leis e tarifação. Apesar disso, a última safra, marcada pelo aumento na produção, como o transporte que ficou mais caro por causa da gasolina, conseguiu se adequar. “Quando o custo aumenta e diminui a produção começa a faltar produto e o mercado se ajusta jogando esse preço para cima. Quando há superprodução o preço diminui”, diz, alertando que cada produtor deve também se atentar as anormalidades. “Nós não conseguimos interferir em questões como clima e mercado, mas temos que conhecer, entender, aceitar e buscar soluções por meio da tecnologia e procedimentos para minimizar possíveis impactos. Um bom caminho é o seguro do produtor”, recomenda.

Com a colheita da soja, muitos produtores já iniciam os trabalhos de plantio do milho. Em Dourados a última safra, em agosto de 2017 registrou 650 mil toneladas com plantio de 126 mil hectares. A expectativa é de ultrapassar essa quantidade.

MS

Em Mato Grosso do Sul, a colheita de soja deve atingir 8,736 milhões de toneladas, um recorde de produção. A informação foi divulgada na recente Circular Técnica do Siga – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS.

Até o momento, 24 municípios, do Centro Norte do Estado, iniciaram os trabalhos no campo, entretanto, em ritmo lento e em áreas pequenas. Segundo as informações da Aprosoja/MS, relação à safra passada (8,532 milhões de toneladas), o crescimento é de 2,5%.

“Muitos fatores levaram a este patamar recorde, em primeiro lugar, o investimento em tecnologia realizado pelo produtor rural. Além disso, tivemos o melhor índice de precipitação dos últimos anos. As lavouras estão bonitas, carregadas, com bons tamanhos de vagens. É uma situação atípica para Mato Grosso do Sul, sem veranico em dezembro e janeiro”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke. A área, no período analisado, passou de 2,52 para 2,6 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 56 sacas por hectare. Até o momento, a colheita atingiu apenas 2%

O aumento da safra mantém o município como o 4º maior produtor de soja do Estado, segundo dados da Aprosoja.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights