26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Safra de milho abaixo do esperado derruba ainda mais valor do frete

- Publicidade -

Safra de milho abaixo do esperado, derruba ainda mais valor do frete

Por: Douradosagora – 30/09/2016 10h21

As empresas de Transporte Rodoviário que trabalham no transporte de grãos em Mato Grosso do Sul têm mais um fator a equacionar na hora de fazer as contas.

O fim da colheita do milho safrinha 2015/2016, ficou 1/3 do abaixo do esperado pelas projeções da Aprosoja e teve impacto direto no valor do frete, que está 15% abaixo do valor praticado no mês de agosto.

Segundo o presidente do Setlog/MS, Cláudio Cavol, além da colheita ter ficado 33% abaixo do esperado, em torno de três milhões de toneladas a menos, o valor do frete ficou ainda mais baixo do que o praticado no final de safra.

“O valor do frete sempre cai em torno de 10% no final da colheita devido a menor oferta de produto e o maior número de caminhões graneleiros no mercado, mas a baixa no produtividade fez com que o frete caísse em 15%”, explica Cavol.

Atualmente, o valor do frete está em R$ 131,25 a tonelada. Para se ter uma idéia, o transporte de um caminhão bi-trem de 37 toneladas de milho de Maracaju para Ponta Grossa, no Paraná, após deduzir todas as despesas com diesel, pedágio, motorista (diária, alimentação, etc),impostos, tem um lucro de apenas R$ 307,00.

“Nos cálculos do frete, deveríamos também contabilizar o desgaste do veículo (pneus, peças, etc.), mas muitos empresários do setor estão deixando de lado, por que há muita concorrência. Estamos praticamente pagando para trabalhar”, explica.

O fim da colheita do milho safrinha 2015/2016, ficou 1/3 do abaixo do esperado pelas projeções da Aprosoja  foto - divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-