27 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Sistema Oportunidades mapeia 326 editais da agricultura familiar

- Publicidade -

[email protected] 19/08/2017 13h04

O Sistema Oportunidades da Sead mapeou, na primeira quinzena de agosto, 326 chamadas públicas para compra de alimentos diretamente da agricultura familiar, em diversos municípios brasileiros. Foram 63 editais na região Sudeste, 47 na Sul, 11 na Nordeste e 2 na Norte.

O Centro-Oeste teve a maior quantitativo de registros, 203 oportunidades, sendo 188 somente no Mato Grosso do Sul.

Adriana Fossati, coordenadora de Alimentação Escolar do Estado, explica que o elevado número de chamadas públicas se deve ao fato de o governo adotar a descentralização das aquisições da agricultura familiar.

No Mato Grosso do Sul, cada escola estadual lança individualmente seus editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e adquirem alimentos localmente.

Segundo a coordenadora, o próprio agricultor familiar prefere comercializar neste modelo de compras públicas, que tem sido bem aceito. “Ele faz o contato direto com o diretor da escola, facilitando a comunicação”, pondera Adriana.

Tal comunicação, em nível nacional, também é auxiliada por uma estratégia que funciona acoplada ao Sistema Oportunidades da Sead: o WhatsApp Oportunidades.

Via celular, o novo serviço dissemina as chamadas públicas abertas em todo o Brasil, bem como outros conteúdos úteis, aos usuários cadastrados, funcionando também como instrumento para recebimento de tais editais.

O WhatsApp Oportunidades é público, aberto a todos os interessados. Para participar, basta enviar mensagem de texto pelo aplicativo para o número (61) 9.9308.0388.

Adriana Fossati, do Mato Grosso do Sul, participa da ferramenta e redistribui os conteúdos pelo whatsapp, assim como outras 4,8 mil pessoas de todo o Brasil.

Estão na rede de usuários cerca de 3 mil agentes emissores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), 400 cooperativas e associações da agricultura familiar e outros 1,4 mil parceiros institucionais da Sead.

Quem participa também é o Rafael Lima, da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo (DFDA-ES/Sead).

Ele vê com bons olhos a metodologia de envio regular de conteúdos pelo celular e o acesso independente dos agricultores familiares às oportunidades.

“Destacamos como diferencial positivo o whatsapp, meio de comunicação muito popular no meio rural capixaba”, avalia.

Ubirajara Machado / Ascom Sead

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights