20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil exportará 20 mil doses de sêmen de zebu para a Índia

- Publicidade -

Agência Brasil 11/07/2017 12h09

O Brasil vai exportar 20 mil doses de sêmen de zebu para a Índia, o país berço do animal. Essa será a segunda exportação para o país, feita pela ABS, única empresa apta no Brasil para o processo.

O material genético a ser exportado é de dois touros diferentes da raça Gir Leiteiros. O envio será feito em duas etapas.

O primeiro lote, com 12 mil doses, chegará ao destino em agosto. O segundo lote ainda não tem data definida para envio.

Segundo a empresa, a Índia tem um volume de inseminações cerca de dez vezes maior que o do Brasil, atingindo mais de 120 milhões de doses por ano.

O país representa a abertura de um “mercado fantástico, muito promissor para a genética zebuína de nosso país”, diz em nota a ABS.

A primeira exportação de sêmen feita pelo Brasil para a Índia, depois de cinco anos de negociações, foi realizada em 2015, quando foram enviadas mil doses de sêmen de dois touros.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), as exportações de sêmen bovino tanto para corte quanto para leite cresceram 33,1% em 2016 em relação a 2015, totalizando 296,4 mil doses.

Os países que mais importaram a genética de corte foram Paraguai, Bolívia e Argentina. As exportações de corte atingiram quase 135 mil doses, representando um crescimento de 30% em relação a 2015.

Já a exportação de sêmen das raças leiteiras brasileiras cresceu 36%, atingindo a marca de 162 mil doses. Os principais importadores foram Colômbia, Costa Rica e Equador.

Para ampliar a exportação de material genético, o Mapa encaminhou, no ano passado, 49 propostas de Certificados Zoossanitários InternacionaisArquivo/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-