18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Concessão e renovação de outorgas de rádios e TVs serão simplificadas

- Publicidade -

Portal Brasil 26/08/2017 15h13

As regras para concessão, renovação e alteração contratual das outorgas de rádios e TVs comerciais e educativas serão simplificadas.

Decreto publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (24) reduz de 27 para 13 os documentos exigidos para a obtenção de uma outorga de rádio ou TV.

A estimativa é que o tempo de tramitação do processo dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), caia de oito para dois anos.

O objetivo é melhorar o fluxo de análise dos processos e acelerar o tempo de resposta às emissoras. O texto regulamenta pontos da Lei nº 13.424/07, sancionada em março pelo presidente da República, Michel Temer.

Para a alteração contratual das outorgas, incluindo casos de mudança no controle acionário, foi dispensada a anuência prévia do MCTIC. Com as novas regras, a entidade deve comprovar a modificação ao ministério em até 60 dias.

A intenção é que esse tipo de processo passe a ser concluído em três meses, em vez dos cinco anos atuais. A transferência da outorga entre pessoas jurídicas ainda depende da prévia comunicação ao ministério.

Renovação

Para pedir a renovação das outorgas, as emissoras agora precisam enviar 12 documentos – antes, eram 23.

O decreto também muda o prazo de apresentação do pedido de renovação, que deve ser feito a partir de um ano antes do vencimento da concessão ou permissão.

O prazo anterior era entre o sexto e o terceiro mês anteriores à expiração, o que gerava perda de prazos e pedidos enviados fora da data.

Outras mudanças do decreto publicado no DOU alteram o capítulo destinado às infrações e penalidades do serviço de radiodifusão e mudam a ordem de procedimentos para a assinatura do contrato de concessão.

Com mudanças, ministério pretende melhorar o fluxo de análise dos processos e acelerar o tempo de resposta às emissorasArquivo/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-