14.7 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governo publica novos dados de emissões de gases de efeito estufa no Brasil

- Publicidade -

Portal Brasil – 04/12/2016 10h01

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançou, na quarta-feira (29), a terceira edição da publicação “Estimativas Anuais de Emissão de Gases de Efeito Estufa no Brasil”, referentes ao período de 2010 a 2014.

Esse documento é previsto no Decreto 7.390/2010, que regulamenta a Política Nacional sobre Mudança do Clima.

A iniciativa foi instituída para acompanhar o cumprimento do compromisso nacional voluntário para a redução das emissões de gases de efeito estufa até 2020.

O Brasil assumiu esse compromisso na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), realizada em 2009, em Copenhague.

Os novos dados possibilitam avaliar a evolução do perfil das emissões de gases do período. O setor de mudança de uso da terra e florestas, por exemplo, que é associado ao desmatamento, teve uma queda de 33,2% na participação total nas emissões, enquanto o setor de energia teve um aumento de 26,6%.

O documento está disponível no Sistema de Registro Nacional de Emissões e apresenta as estimativas de emissões de 2011 a 2014 em diversos setores da economia como energia, processos industriais, agropecuária, mudança de uso da terra e florestas e tratamento de resíduos.

Parceria

Em outubro deste ano, o MCTIC apresentou aos estados o Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), com o intuito de estreitar a parceria com os estados nas políticas de redução das emissões de gases do efeito estufa. A ferramenta deve ampliar o conhecimento científico e a adoção de medidas de mitigação.

O documento está disponível no Sistema de Registro Nacional de EmissõesDivulgação/MCTIC

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights