16.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Um parklet para Dourados – por Lab.urb-Laboratório de Urbanismo

- Publicidade -

Um parklet para Dourados

Por – Lab.urb-Laboratório de Urbanismo – 21/09/2016 14h33

Já há algum tempo os envolvidos com a administração das cidades (gestores e planejadores urbanos) vêm realizando um esforço concentrado para humanizar o espaço urbano. Isso ocorre como reação ao fato de que parcela significativa de nossas cidades, Dourados inclusive, tem orientado seu crescimento para atender prioritariamente às necessidades da nossa crescente frota de automóveis em detrimento do bem-estar de seus moradores.

A fim de reverter tal situação, urbanistas, planejadores e administradores empenham-se em dotar as cidades de espaços que favoreçam a presença de pessoas nas áreas públicas e estimulem o encontro e a interação entre os moradores. Ou seja, humanizar a cidade produzindo espaços vivos, vibrantes e estimulantes para o convívio de pessoas. Essa é a direção que tomaram as cidades contemporâneas que estão se tornando referência em sociabilidade, em sustentabilidade e em desenvolvimento. Essa é também a direção que podemos adotar para Dourados.

Estimulados em contribuir para que nossa cidade tome parte desse processo de humanização urbanística, um grupo de profissionais decidiu criar o lab.URB. Trata-se de um coletivo de especialistas em urbanismo disposto a repensar a cidade através da elaboração de projetos que resultem em intervenções concretas que permitam ao espaço urbano douradense beneficiar-se também das contribuições mais relevantes do planejamento contemporâneo das cidades.

Aproveitando as comemorações da semana do trânsito (18 a 25 de setembro), o lab.URB propôs ao poder público municipal elaborar de forma voluntária sem custos, um projeto de parklet e implantá-lo em parceria com a Prefeitura/AGETRAN e DETRAN-Dourados. Inspirado pela ideia de ampliar os espaços da cidade destinados às pessoas, o parklet surgiu em 2010 na cidade de São Francisco, na Califórnia. São extensões da calçada no formato de mini praças localizadas nas vagas de estacionamento de automóveis. Em geral ocupam uma ou, no máximo, duas vagas.

Eles disponibilizam para os usuários amenidades como bancos, paisagismo, wi-fi, sombreamento etc. Normalmente, são instalados em frente a restaurantes, bares, sorveterias etc. e podem ser utilizados pelos clientes dessas atividades. Porém, como se localizam nas ruas, são espaços públicos e não privados, ou seja, não são destinados exclusivamente ao uso dos clientes, qualquer pessoa pode utilizá-lo.

A implantação desse primeiro parklet representa dois ganhos importantes para nossa comunidade. O primeiro é a ampliação de espaços públicos de qualidade para o usufruto do pedestre, invertendo uma tendência arrigada de subtrair espaços para as pessoas a fim de ampliar para os automóveis.

O segundo é a demonstração do que podemos obter quando o público e o privado unem-se. O parklet é, essencialmente, o fruto de uma parceria público privada. A Prefeitura cede o espaço e cria as normas que regulamentam seu uso e a iniciativa privada implanta o parklet e amplia espaços para seus clientes e o público em geral. No final ganha toda a comunidade com a ampliação dos espaços que propiciam o compartilhamento, a confraternização e a celebração da vida urbana.

  • O lab.URB é integrado por: Mário C. Tompes Silva, Karin F. Schwambach, Jordano B. Valota, Marcielle C. Ventura e Bruno B. Moreno. E-mail: [email protected]

Um parklet para Dourados - por Lab.urb-Laboratório de Urbanismo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights