21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aprovada criação de data para lembrar movimento em defesa da República

- Publicidade -

18/07/2014 14h26

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (15), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6691/13, dos deputados Rosane Ferreira (PV-PR) e Leopoldo Meyer (PSB-PR), que institui o Dia Nacional do Cerco da Lapa, a ser comemorado em 9 de fevereiro.

O texto seguirá agora para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara.

Relator, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta.

Guerra

O episódio conhecido como “Cerco da Lapa” teve início em 14 de janeiro de 1894, após tropas revolucionárias federalistas cercarem o município da Lapa, no Paraná, em mais uma investida contra o governo central do Marechal Floriano Peixoto, cinco anos após a Proclamação da República.

Os revoltosos sulistas – denominados “maragatos” – partiram do Rio Grande do Sul com o objetivo de conquistar diversas cidades para fragilizar o governo de Floriano Peixoto.

Após conquistarem o município de Desterro, atual Florianópolis, as tropas federalistas tomaram os municípios paranaenses de Paranaguá, Tijucas do Sul e Curitiba.

Ao chegarem à Lapa, cerca de três mil maragatos enfrentaram a resistência de 600 munícipes, por 26 dias. Eram homens (civis e militares), mulheres e crianças que defenderam a cidade contra os revoltosos sulistas, motivados pelo argumento de que a República deveria ser protegida.

Segundo historiadores, foi uma das guerras civis mais sangrentas da história brasileira, com o objetivo de proteger o modelo de governo em vigor até hoje.
(Agência Câmara Notícias)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-