31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Campanha eleitoral em rádio e TV deve recomeçar nesta quinta

- Publicidade -

07/10/2014 07h26

Tribunal Superior Eleitoral espera proclamar o resultado do 1º turno na noite de hoje. Candidatos a presidente da República e a governador terão tempos iguais no rádio e na TV.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, deve proclamar o resultado oficial das eleições gerais de 2014 na noite de hoje.

A partir de então, serão contadas 48 horas para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno. A propaganda seguirá até 24 de outubro, dois dias antes do pleito.

Até ontem à noite, ainda não havia ocorrido a totalização final do resultado da disputa para a Presidência da República em decorrência de problema com uma urna do município de Guajará (AM). De acordo com o TSE, houve dúvidas devido ao alto índice de abstenções, de 60%.

Os resultados das eleições nos estados serão proclamados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada unidade federativa.

Segundo turno: disputas para governador

AC Tião Viana (PT) x Márcio Bittar (PSDB)

AP Waldez (PDT) x Camilo Capiberibe (PSB)

AM Eduardo Braga (PMDB) x José Melo (Pros)

CE Camilo Santana (PT) x Eunício Oliveira (PMDB)

DF Rodrigo Rollemberg (PSB) x Jofran Frejat (PR)

GO Marconi Perillo (PSDB) x Iris Rezende (PMDB)

MS Delcídio do Amaral (PT) x Reinaldo Azambuja (PSDB)

PA Helder Barbalho (PMDB) x Simão Jatene (PSDB)

PB Cássio Cunha Lima (PSDB) x Ricardo Coutinho (PSB)

RJ Luiz Fernando Pezão (PMDB) x Marcelo Crivella (PRB)

RN Henrique Alves (PMDB) x Robinson Faria (PSD)

RS José Ivo Sartori (PMDB) x Tarso Genro (PT)

RO Confúcio Moura (PMDB) x Expedito Júnior (PSDB)

RR Chico Rodrigues (PSB) x Suely Campos (PP)

Os candidatos da coligação Com a Força do Povo, Dilma Rousseff (PT), e da coligação Muda Brasil, Aécio Neves (PSDB), disputarão o segundo turno para a Presidência da República, que ocorrerá no dia 26 de outubro.

Diferentemente do primeiro turno, eles terão o mesmo tempo de exposição na televisão e no rádio: dez minutos diários para cada candidato em cada meio. A propaganda no rádio se iniciará às 7h e às 12h e na televisão às 13h e às 20h30 (horário de Brasília).

Dia 24 de outubro também é o prazo final para debates com candidatos. Já o sábado 25 é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.

Para os governos estaduais, cada candidato também terá dez minutos de propaganda eleitoral no rádio e dez na TV. Haverá segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal.

O ministro Dias Toffoli fez um balanço geral sobre as eleições e elogiou as vantagens do sistema biométrico. Ele destacou a rapidez na apuração dos resultados e a transparência na divulgação dos números pela página do TSE na internet e por aplicativos em outros meios digitais.

O ministro frisou que não houve represamento de dados e que os primeiros resultados da contagem de votos da eleição nacional ocorreram às 19h por conta do encerramento da votação no Acre, que tem fuso horário com duas horas a menos.

É significativo o fato de que às 19h56min28s tínhamos 91% dos votos válidos apurados e matematicamente definidos os candidatos que disputarão o segundo turno das eleições presidenciais — afirmou Toffoli.

A rapidez na apuração, para o ministro, também indica que não houve grandes demoras provocadas pela identificação biométrica dos eleitores.

Justiça Eleitoral planeja ajustar sistema biométrico

A biometria é considerada a forma mais segura de ­identificação dos eleitores para evitar fraudes, mas as falhas no reconhecimento da digital causaram atrasos e filas em diferentes cidades e estados do Brasil.

Em Niterói (RJ), as pessoas aguardaram duas horas na fila para votar. Mais de 20 milhões de ­eleitores em todo o país, cerca de 15% do eleitorado nacional, se identificaram pelo sistema biométrico para votar.

No Distrito Federal, uma parcela significativa dos eleitores reclamaram do novo sistema adotado em todos os locais de votação e lembraram que nas últimas eleições o tempo de espera foi menor.

Para o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF, Arthur Cezar da Silva Junior, apesar das dificuldades já esperadas com a novidade, o saldo foi positivo.

Tivemos problemas pontuais em algumas seções eleitorais, mas na grande maioria a votação foi muito rápida, com poucas filas — contabilizou.

O diretor acredita que o processo deve ser mais rápido e tranquilo no segundo turno, já que os eleitores vão escolher apenas os candidatos a presidente da República e a governador.
Ele explicou que o TRE deve revisar os equipamentos para reduzir eventuais problemas.

Nesta parte, que é da ­identificação do eleitor, nós vamos fazer verificações no sistema, em conjunto com o TSE, que gerencia esse sistema, para verificarmos uma possível redução da dificuldade no leitor biométrico.

Acreditamos que será possível reduzir a dificuldade — antecipou Silva Junior.
Na opinião do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, os percalços foram poucos e sem maiores repercussões.

O balanço de pequenos problemas deverá indicar o que aprimorar no sistema, mas a Justiça Eleitoral não voltará atrás no processo de cadastramento biométrico. O projeto foi um sucesso — disse o ministro.
O TSE espera que todos os eleitores do país sejam identificados pela digital nas eleições de 2018.
Mais de 79 mil votarão em trânsito no 2º turno

Fora do domicílio eleitoral, só é possível escolher presidente e vice-presidente Foto: Marri Nogueira
Faltam 19 dias para o segundo turno das eleições.

Quem se cadastrou para o voto em trânsito poderá votar para presidente da República fora do seu domicílio eleitoral também no dia 26 de outubro.

O número de eleitores aptos para o voto em trânsito no segundo turno, 79.513, é um pouco menor do que no primeiro turno, quando 84.418 se cadastraram, como informa o ministro Henrique Neves da Silva, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE já preparou 216 seções que foram criadas especificamente para o voto em trânsito, e aqueles eleitores que se habilitaram já podem procurar na internet o endereço de seu local de votação — explicou o ministro.

O voto em trânsito estreou em 2010. Este ano, a novidade é que não só as capitais, mas todos os municípios com mais de 200 mil eleitores têm seções aptas a receber o voto de quem está fora do domicílio eleitoral. Ao todo, são 92 cidades.
(Jornal do Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights