19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CMA discutirá eficiência dos cursos oferecidos pelo Sistema S

- Publicidade -

16/04/2015 11h01

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizará duas audiências públicas para discutir a eficiência das entidades que compõem o Sistema S – Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sesi, Sest, Senat e Sebrae – na qualificação de trabalhadores.

Os debates foram sugeridos pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que acatou sugestão de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Donizete Nogueira (PT-TO) e João Alberto Souza (PMDB-MA), para que a primeira audiência seja com dirigentes das entidades e das confederações que administram o Sistema S.

No segundo debate, serão ouvidos dirigentes de associações nacionais do setor produtivo, que empregam trabalhadores formados pelo sistema.

Para justificar as audiências públicas, Ataídes aponta falhas na formação de mão de obra no Brasil, as quais levaram o país à penúltima colocação no ranking de produtividade dos trabalhadores na América do Sul, estando à frente apenas da Bolívia.

Na opinião do parlamentar, o problema não é de falta de recurso, mas de aplicação deficiente das verbas. Com a audiência pública, ele quer discutir o problema com as entidades e com representantes do setor produtivo.

Na discussão do requerimento, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) ressaltou a qualidade e a gratuidade de treinamentos oferecidos pelo Senar em seu estado. Também os senadores Flexa Ribeiro e Lídice da Mata (PSB-BA) fizeram a defesa de entidades do Sistema S.

– É algo que dá certo no Brasil, funciona e não há motivo para desmontar algo que contribui tanto para a formação da juventude brasileira – frisou Lídice.

Para o primeiro debate serão convidados, entre outros, os presidentes das Confederações Nacionais da Indústria (CNI), da Agricultura (CNA), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Transporte (CNT).

Para a segunda audiência pública, Ataídes Oliveira sugere convite a dirigentes de diversas associações nacionais do setor produtivo, como da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre outros.

Centrais sindicais

Ronaldo Caiado conseguiu incluir no requerimento de Ataídes proposta de audiência pública com representantes de todas as centrais sindicais, para que apresentem aos senadores da CMA um balanço da aplicação de recursos públicos recebidos pelas entidades.

O presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA), Lídice da Mata e Donizeti Nogueira, entre outros senadores, disseram não ver relação entre o tema proposto por Ronaldo Caiado e o debate sobre o Sistema S.

No entanto, Ataídes Oliveira, como autor do requerimento, acolheu o pedido de Caiado e seu requerimento foi aprovado com o acréscimo.

Ainda não foram marcadas as datas para as duas audiências sobre o Sistema S e a terceira, sobre os gastos das centrais sindicais.
(Agência Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights