16.7 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Comissão deverá debater mercado livre de energia

- Publicidade -

15/10/2014 16h00

Deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) afirma que abertura do mercado para os consumidores residenciais poderia reduzir em até 15% valor da conta.

A campanha “A Energia da Democracia é Livre”, da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), tem o objetivo de abrir o mercado livre de energia para os consumidores residenciais. O assunto deverá ser tema de debate na Câmara: o deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) já apresentou requerimento na Comissão de Minas e Energia para discutir o assunto.

Hoje, o mercado livre de energia é limitado a grandes consumidores. O presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, afirma que a conta de luz poderia ser reduzida em até 15% com a ampliação da abertura do mercado livre de energia para as residências.

“Se o consumidor pudesse, individualmente, administrar a sua vida energética, ou seja, comprar a energia livremente de um dos 750 vendedores que existem, isso criaria uma competição entre as empresas e esse processo faria com que a energia se barateasse ao longo dos anos”, afirma Medeiros.

Na prática, o consumidor teria uma fatura com dois serviços. Um seria o serviço de fio, que deveria ser pago à distribuidora atual, que já fez a ligação de energia até a residência. O outro seria a própria energia, que poderia ser comprada, segundo Reginaldo, pela internet.

O presidente da Abraceel ainda defende a adoção de cartões pré-pagos de energia, que poderiam reduzir os custos com a mão-de-obra da aferição dos relógios de luz, além do fim da burocracia para quem quer, por exemplo, vender excedentes de energia solar para as distribuidoras.

A assessoria do Ministério de Minas e Energia informou que o mercado livre de energia passou de 6% do total, em 2004, para cerca de 25%, hoje.

Segundo o ministério, um aumento maior deste mercado depende da disposição de consumidores e vendedores em firmar contratos de longo prazo que assegurem a expansão da geração voltada para o setor.
(Agência Câmara Notícias)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights