22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Comissão quer opinar sobre proposta de lei antiterrorismo

- Publicidade -

13/02/2014 17h19

Durante reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senadores manifestaram apreensão em relação ao projeto que tipifica o crime de terrorismo (PLS 499/2013).

Os parlamentares elogiaram a decisão dos líderes partidários de adiarem a discussão da proposta, que constava da pauta de votações do Plenário de na terça (11), e concordaram em subscrever requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS) para que a questão passe pelo crivo da CDH.

Segundo Paim, criou-se um falso debate em torno da votação do projeto sobre terrorismo após a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, atingido por um rojão quando fazia a cobertura de uma manifestação no Rio de Janeiro, na semana passada.

Uma das maiores preocupações dos senadores é evitar que protestos possam ser enquadrados como atos de terrorismo.

O que aconteceu com o cinegrafista foi hediondo, mas fizeram confusão — afirmou Paim.

No entanto, para Roberto Requião (PMDB-PR), sob o pretexto de condenar a morte do cinegrafista, estão querendo acabar com o direito das pessoas se manifestarem.

Não foi um atentado contra a imprensa. Podia ter sido uma policial ou um manifestante [a morrer] – avaliou.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) classificou o texto como o AI-5 da Copa, em alusão ao Ato Institucional nº 5, editado em 13 de dezembro de 1968, durante o regime militar, que tirou importantes direitos do cidadão brasileiro. Na opinião do senador, o objetivo do projeto é criminalizar as manifestações populares.

Não precisamos de uma lei antiterrorismo. O direito de manifestação tem que ser preservado — afirmou.

Cristovam Buarque (PDT-DF) também opinou que a aprovação do PLS 499/2013 na forma em que está redigido pode representar um retrocesso para a democracia.

A presidente da comissão, Ana Rita (PT-ES), concordou que a proposta precisa ser examinada pela CDH antes de passar por votação em Plenário. Ela sugeriu a realização de uma audiência pública para apurar a violência contra jornalistas.
(Agência Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights