22.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comissão Senado do Futuro promove ciclo de encontros no segundo semestre

- Publicidade -

31/07/2015 15h27

Criada em 2013 com o objetivo de “promover discussões sobre grandes temas e o futuro do país, bem como aprimorar a atuação do Senado nessas questões”, a Comissão Senado do Futuro (CSF) vai promover um ciclo de encontros a partir de agosto.

Serão eventos com temas definidos e que terão debates, painéis, palestras e seminários, conforme informou o presidente do colegiado, senador Wellington Fagundes (PR-MT).

Em agosto, a comissão debaterá o tema Impasses e Perspectivas da Sociedade Brasileira e, em setembro, o tema será Senado do Futuro e o Senado para o Futuro.

Futuro das Cidades e Cidades Sustentáveis será a temática do encontro de outubro e Democracia, Instituições e Representação Popular, a de novembro. Já em dezembro, a comissão abordará o tema Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável.

A comissão pode ajudar o Senado a pensar o que representa a instituição para o futuro do Brasil, mas também aquilo que pode, junto com a sociedade, construir como agenda positiva.

O que podemos fazer para prestar melhor serviço ao cidadão e o que podemos promover, enquanto legisladores, para melhorar a vida do brasileiro? – indagou Wellington Fagundes em entrevista à Rádio Senado.

Composta por 11 senadores titulares e 11 suplentes, a Comissão Senado do Futuro, ao contrário das demais comissões permanentes da Casa, não tem função deliberativa — ou seja, não vota proposições — e se reúne apenas em caráter extraordinário.

O seu trabalho inclui o debate, com a participação de entidades civis e de especialistas, sobre alternativas possíveis para melhorar as instituições brasileiras e aprimorar a atuação do próprio Senado.

A comissão foi criada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, após sugestão senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que se inspirou em instância similar do Senado do Chile. Cristovam é o atual vice-presidente da CSF.(Agência Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights