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quinta-feira, 28 de março de 2024

Comissões discutem mercado de jogos eletrônicos no Brasil

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24/05/2014 19h27

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Cultura da Câmara dos Deputados promovem audiência pública, nesta terça-feira (27), para discutir o setor de jogos eletrônicos e digitais no Brasil.

A iniciativa do debate é da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE). Ela destaca que o crescimento do segmento de games tornou-se uma oportunidade lucrativa para a economia criativa nacional – o Brasil já é o 4º maior mercado consumidor do mundo, à frente de Reino Unido, Alemanha e Espanha, de acordo com a consultoria GFK.

Em 2012, informa a deputada, o mercado nacional de games movimentou R$ 5,3 bilhões e estima-se um crescimento de 38% no ano passado. Conforme especialistas, esse boom se deve à explosão de tablets e smartphones no País.

Defasagem tecnológica

Apesar de algumas iniciativas nacionais de sucesso, como a animação infantil Galinha Pintadinha, Luciana Santos ressalta, no entanto, que a maioria dos produtos digitais consumidos pelos brasileiros é produzida no exterior.

Por essa razão, segundo a parlamentar, é preciso “diminuir a defasagem tecnológica entre o Brasil e outros países, considerando a necessidade de fomento e marco regulatório para esse recente setor da economia nacional”.

Luciana Santos acrescenta que os games estimulam a criatividade e podem ser utilizados como ferramenta educativa e de fortalecimento da cultura popular.

Convidados

Foram convidados para a audiência:

o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz;

o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho;

o diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de
Telecomunicações do Ministério das Comunicações, José Gustavo Sampaio Gontijo;

o presidente da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames),
Moacyr Avelino Alves Junior;

o publicitário criador da Galinha Pintadinha, Juliano Prado;

o diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya;

o presidente da Funifier Gamification Brasil, Ricardo Lopes Costa

o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Jorge Sukarie; e

o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Luís Mário Luchetta.

A reunião será realizada no plenário 13, às 14h30.
(Agência Câmara Notícias)

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