18/05/2013 14h37
O Conselho de Transparência do Senado, instituído por ato da atual Comissão Diretora, realizou no final da tarde de quarta-feira (15) a sua primeira reunião ordinária.
É papel do colegiado prestar assessoramento em temas relacionados a acesso à informação, transparência e pertinentes à fiscalização e ao controle da sociedade sobre atos da Casa, tanto na área legislativa quanto na administrativa.
Na reunião foi apresentada proposta de Regimento Interno e também mostrado aos conselheiros uma versão do novo Portal da Transparência, que deve ser lançado na sexta-feira (17) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.
O conselheiro Cláudio Abramo, do portal Transparência Brasil, um dos representantes da sociedade civil, fez ampla explanação sobre a aplicação da Lei da Transparência nos legislativos brasileiros e apresentou algumas sugestões de melhoramento para o site do Senado>Compõem o Conselho, pelo Senado, o Secretário de Transparência, Carlos Mathias; a diretora da Secretaria de Informação e Documentação, Edilenice Passos; o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Davi Emerich; e o representante da Secretaria de Pesquisa e Opinião, Gilvan Andrade.
Pela sociedade civil, os representantes do portal Transparência Brasil, Claudio Abramo; do Instituto Ethos, Jorge Abrahão; e da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo. A próxima reunião do Conselho ocorrerá no dia 7 de agosto. (Agência Senado)