18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

CPI da Enersul faz varredura em documentos

- Publicidade -

19/04/2015 08h40 – Atualizado em 19/04/2015 08h40

Com apoio da bancada federal, CPI da Enersul faz varredura em documentos

Willams Araújo

Os deputados da CPI da Enersul/Energisa reúnem-se na próxima quarta-feira (22) com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, em Brasília, para angariar apoio às investigações de desvios em contratos e pagamentos irregulares feitos entre os anos de 2010 e 2015, com base em denúncias apontadas por auditoria realizada na empresa.

O encontro está agendado para as 12h. No mesmo dia, às 17h, os deputados terão reunião com o diretor-geral da Aneel )Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Donizete Rufino, para solicitar cópia integral do relatório da auditoria realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), cópia do processo de apuração de concessão, cópia do contrato de compra e venda da Enersul e relatório final da intervenção realizada na empresa.

Entre os mais de 30 requerimentos apresentados e aprovados pelos parlamentares na última reunião da comissão, realizada na terça-feira (14), serão solicitadas também a relação dos nomes dos diretores e superintendentes que receberam gratificações na Enersul, a relação dos investimentos realizados pela empresa e a quebra de sigilos bancários ao Banco Central. Todos os pedidos são referentes ao período investigado pela CPI.

“Apresentamos os requerimentos para ter acesso aos documentos. Primeiro, queremos o relatório da PwC e o relatório da intervenção e, posteriormente, o relatório da Câmara de Valores Mobiliários, que nós só temos 24 páginas. Vamos solicitar informações das juntas comerciais de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, e todas as informações a respeito dos sócios na Justiça Federal, na Justiça Estadual e muitas outras informações importantes”, disse Paulo Corrêa (PR), presidente da CPI.

TRABALHO

No total, já foram elaborados e assinados pela comissão 15 ofícios direcionados ao Banco Central, Receita Federal, Banco Daycoval, Assembleia Legislativa de Tocantins, Junta Comercial do Estado de São Paulo, Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, Comissão de Valores Mobiliários, Juizado da 9ª Vara Cível de Campo Grande, Segunda Vara de Falência e Recuperação Judicial de São Paulo, Superintendência da Polícia Federal, Agepan (Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de MS), Tribunal de Justiça, Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Todos os requerimentos que foram aprovados na reunião da CPI foram convertidos em ofícios e vamos entregá-los a partir de agora gradualmente a diversas instituições. Estamos pedindo e requerendo os documentos para que possamos estudá-los e esperamos que esses ofícios sejam atendidos no prazo pelas autoridades. É um trabalho investigativo muito sério”, informou Paulo Corrêa.

A próxima reunião da CPI da Enersul/Energisa, em Campo Grande, está prevista para o dia 28 de abril, às 16h, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa.

A comissão é formada ainda pelos deputados Beto Pereira (PDT), relator; Onevan de Matos (PSDB), vice-presidente; Pedro Kemp (PT) e Marquinhos Trad (PMDB).

Deputados Beto Pereira e Paulo Corrêa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-