26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Delcídio tenta dar fuga a Cerveró para barrar delação, aponta Justiça

- Publicidade -

25/11/2015 08h47 – Atualizado em 25/11/2015 08h47

Delcídio tenta dar fuga a Cerveró para barrar delação, aponta Justiça, o que motivou o pedido de prisão

A prova da tentativa de obstrução é uma gravação feita pelo filho de Cerveró que mostra a tentativa do senador de atrapalhar as investigações e de oferecer fuga para o ex-diretor não fazer a delação

O senador Delcídio do Amaral, preso esta manhã em Brasília, tentou dificultar a delação premiada do ex-diretor da Petrabras, Nestor Cerveró, sobre uma suposta participação dele [Delcídio] em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A afirmação é da Justiça Federal.

Segundo investigadores, Delcídio chegou a oferecer fuga a Cerveró, para que o ex-diretor não fizesse a delação premiada, o que reforçou para as autoridades a tentativa do petista de obstruir a Justiça e motivou o pedido de prisão, que aconteceu hoje.

Nas discussões sobre o plano de fuga para Nestor Cerveró, o senador Delcídio Amaral negociava uma “mesada” para bancar a permanência do ex-diretor da Petrobras no exterior. Pelo fato de Cerveró ter nacionalidade espanhola, o destino final cogitado era a Espanha. O plano era tão detalhado que o Ministério Público descreve até o avião que seria usado na fuga: um Falcon 50, aponta a revista Veja.

A prova da tentativa de obstrução é uma gravação feita pelo filho de Cerveró que mostra a tentativa do senador de atrapalhar as investigações e de oferecer fuga para o ex-diretor não fazer a delação.

O líder do governo foi citado na Lava Jato na delação do lobista conhecido como Fernando Baiano. No depoimento, Baiano disse que Delcídio recebeu US$ 1,5 milhão de dólares de propina pela compra da refinaria.

Também foram realizadas buscas e apreensões no gabinete de Delcídio, no Congresso. As ações desta manhã foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão do senador foi autorizada pelo ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights